Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção traz valsas e balés famosos de Tchaikovsky

CD tem "O Lago dos Cisnes" e outras obras

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tchaikovsky está no volume dez da Coleção Folha Música Clássica para Crianças, que marca a metade da viagem dos personagens Dó e Mi em busca de conhecimento.

E a marca vem com estilo. As valsas e marchas do russo soam como boa companhia para os jogos propostos aos leitores pelo livro da Coleção.

O CD inclui trechos de "A Bela Adormecida", "O Quebra-Nozes" e "O Lago dos Cisnes" -todos balés conhecidos e presentes no imaginário infantil por causa de desenhos animados e filmes.

Aos fragmentos de composições clássicas selecionados correspondem, nas páginas finais do volume, a sugestões de brincadeiras inspiradas nas danças chinesas, no quebra-nozes, em borboletas rodeando flores e em cisnes nadando num lago.

Como Dó e Mi conferem em sua viagem à Rússia do século 19, Tchaikovsky foi um dos grandes musicistas de seu tempo que abandonaram uma carreira burocrática -jurídica, nesse caso- e abraçaram a música.

Para o russo, a troca parece ter valido a pena: suas sinfonias, balés e óperas, entre outros estilos, garantiram seu reconhecimento em vida na Rússia, no resto da Europa e nos Estados Unidos, onde regeu uma orquestra na abertura do Carnegie Hall -importante sala de concertos de Nova York-, em 1891.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página