Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

MÃOS AO ALTO

A Venezuela é o mais violento entre os cem países com mais alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, de acordo com o Instituto Avante Brasil. O país, 71º colocado no IDH, registrou, em 2012, uma taxa de 45,1 mortos por cem mil habitantes. A Jordânia, em centésimo lugar no IDH, tem índice bem menor, de 1,8 homicídios por cem mil habitantes.

ALTO 2
O Brasil, em desvantagem em relação à Venezuela no ranking de qualidade de vida (está em 85º lugar no IDH, segundo a ONU), apresenta taxa mais baixa de homicídio, de 27,4 por cem mil habitantes. Está, no entanto, entre os mais violentos da América do Sul. "Ganha" da Colômbia, com 31,4 assassinatos. Está atrás da Argentina (45º no IDH), que tem 3,4 homicídios, e do Chile (40º no IDH), que registra 3,7.

ALTO 3
Os piores índices de violência nas nações mais desenvolvidas são registrados nos EUA. Em terceiro no IDH, o país tem 4,8 homicídios por cem mil habitantes --o Japão (10º no IDH) registra 0,4 e a Noruega (primeiro), 0,6.

QUEIXA
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), apresentou queixa-crime contra José de Abreu por comentários que o ator voltou a fazer contra ele no Twitter. Em dezembro, Abreu afirmou que o magistrado contratara um araponga condenado a 19 anos de prisão. "E pro contratante? Domínio do fato?", completou.

QUEIXA 2
O problema é que a informação de que Mendes contratara um araponga, publicada em jornal de grande circulação, é falsa e já tinha sido desmentida. Abreu, que em 2012 chegou a se retratar na Justiça por ter chamado Mendes de "corrupto", diz que agora levará o processo adiante. "Da outra vez eu estava errado e pedi desculpas. Desta vez quero discutir a liberdade de expressão."

HOSPITAL
Já Mendes pretende mover, além da queixa-crime, também uma ação por perdas e danos pelo conjunto de mensagens sobre ele que o ator já colocou na internet. Caso seja vitorioso, vai reverter o dinheiro para um hospital de Diamantino (MT), sua terra natal.

ILARIÊ
Cinquenta mesas de dez lugares estão à venda para um jantar beneficente que celebrará os 50 anos da apresentadora Xuxa, completados em março. Cada uma custará R$ 50 mil. No evento, no hotel Unique, em SP, se apresentarão Ivete Sangalo, Sandy, Daniel, Buchecha, Thiaguinho, Leonardo e a dupla Victor & Leo. Todos vão cantar os sucessos de Xuxa. Ana Maria Braga e Roberto Justus organizam a festa.

AXÉ
E Ivete gravará no dia 14 de dezembro um DVD comemorativo de seus 20 anos de carreira. Será na Arena Fonte Nova, em Salvador, onde há dez anos ela gravou seu primeiro DVD.

RISO SOLTO
A edição 2013 do Risadaria, evento dedicado à comédia, cresceu. Desta vez serão dez dias, contra quatro em 2012. A mostra ocorrerá em 15 lugares espalhados pelas cinco regiões de São Paulo, entre 14 e 23 de junho.

-

E uma versão carioca do Risadaria deve ocorrer em 2014. Para isso, o evento foi autorizado a captar R$ 2,8 milhões via lei de incentivo.

SER FELIZ
Pesquisa sobre bem-estar que será divulgada hoje mostra que 63% dos latino-americanos acreditam que a saúde é o principal fator para ter felicidade. Dinheiro aparece em segundo lugar, com 29% das preferências. O estudo, da agência McCann, ouviu 5.570 pessoas no Brasil, Argentina, México, Colômbia, Peru e Chile.

-

TATA NA TELA

A cineasta Tata Amaral lançou o filme "Hoje", ao lado dos protagonistas, Denise Fraga e César Troncoso, anteontem no Espaço Itaú Arteplex. O diretor Luiz Villaça (marido de Denise), o ator João Baldasserini e o ex-ministro da Justiça José Gregori compareceram à sessão, no shopping Frei Caneca.

CORTINAS ABERTAS

O Centro da Cultura Judaica, na Oscar Freire, lançou anteontem o Núcleo de Artes Cênicas, coordenado pelo ator Lee Taylor. Yael Steiner, CEO da instituição, o diretor e ator Marcelo Szpektor, a escritora Maria Fernanda Guerreiro e o casal de atores Antonio Fagundes e Arieta Corrêa foram ao coquetel.

BALADA

O Baile do Movimento teve sua terceira edição na sexta, com apresentação do Trio Ternura. A empresária Tatiana Monteiro de Barros recebeu Dudu Massa e Eduardo Scarpa Julião no evento.

-

CURTO-CIRCUITO

Walcyr Carrasco lança o livro "Juntos para Sempre", hoje, às 19h, na livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista, no Paraíso.

A estilista Lu Monteiro apresenta coleção de inverno hoje, com almoço na loja da rua Oscar Freire.

O "Anuário da Justiça Brasil 2013" será lançado hoje, em Brasília.

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página