Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

CHANCE ZERO

A chance de a proposta que tira poderes do STF (Supremo Tribunal Federal) ser aprovada no Congresso é nula. É o que diz o ex-presidente José Sarney, que comandou o Senado por vários anos e conhece como poucos o "espírito" do parlamento.

CORPO INTEIRO
"Essa ideia não tem pé nem cabeça nem sentido algum. É estapafúrdia", diz Sarney sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) de um deputado do PT. "Ninguém no Congresso tomou conhecimento." Nem tomaria, diz ele, caso a imprensa não fizesse barulho, apesar de a iniciativa "não ter chance de evoluir". Ele diz que muitas vezes parlamentares apresentam projetos "porque querem aparecer".

BERÇO
Sarney nem sempre concorda com decisões do STF que interferem em processos do Legislativo. Mas acha que a PEC não traz solução. "Todas as leis que prestigiam Judiciário e Ministério Público foram aprovadas pelo Congresso. Foi o parlamento que deu ao STF o poder de ser o guardião da Constituição."

JUNINA
E a família Sarney, que na quarta passada celebrou os 83 anos do patriarca, se prepara para outra festa.

-

Em junho, a governadora Roseana Sarney, do Maranhão, faz 60 anos.

DEDO APONTADO
O TCU (Tribunal de Contas da União) voltou a apontar irregularidades na gestão de Antonio de Oliveira Santos à frente do conselho do Sesc e do Senac. As entidades teriam contrariado seus estatutos ao contratar empresa de publicidade sem licitação. Santos é presidente da Confederação Nacional do Comércio e comanda os serviços há mais de 30 anos. Permanece no cargo por força de liminar judicial. Em janeiro, a Justiça o afastou por suspeitas de problemas levantados pelo TCU.

OUTRO LADO
O Sesc e o Senac declararam que a contratação da empresa de publicidade foi legítima e que "a maior parte das recomendações" do TCU "já foi incorporada aos procedimentos". Afirmaram ainda que são sempre auditadas e "abertas a acatar recomendações".

SENHORA NATUREZA
A atriz Christiane Torloni vai estrear como diretora de documentário. "Será um trabalho sobre a Amazônia e o despertar do Brasil nos últimos 20 e poucos anos, das Diretas Já até a florestania', essa nova consciência ambiental", diz ela, numa referência ao conceito de cidadania. O diretor Miguel Przewodowski também participará do projeto, que terá produção-executiva do cineasta Aluizio Abranches.

NOVA DIREÇÃO
O advogado Augusto de Arruda Botelho assume hoje a presidência do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa).

PURO ROCK
As vendas dos ingressos para os shows da turnê brasileira do Black Sabbath, em outubro, começam no dia 6 de maio no site Tickets for Fun e na bilheteria do Credicard Hall, em SP. As apresentações do grupo de heavy metal em São Paulo, Porto Alegre e Rio contarão com o músico Ozzy Osbourne.

FAMÍLIA OSBOURNE
E Kelly Osbourne, filha de Ozzy, desembarca em São Paulo no dia 11 de maio. A cantora, atriz e apresentadora inglesa será DJ na festa de abertura da loja Chilli Beans na rua Oscar Freire. O músico americano Big Freedia tocará no mesmo evento.

LÍNGUA DE CAMÕES
A peça "A Coleira de Bóris", do dramaturgo brasileiro Sérgio Roveri, vai estrear na cidade do Porto, em Portugal. O espetáculo, que foi montado em 2008 em SP e teve três indicações ao Prêmio Shell, terá no elenco atores de Cabo Verde e Angola.

AMOR, MEU

O álbum "Coitadinha Bem Feito", em que homens interpretam canções de Angela Ro Ro, teve sua primeira audição na Vila Madalena. Helio Flanders, Rael da Rima, Romulo Fróes, Kiko Dinucci e Thiago Pethit, que participam do disco, foram conferir. A atriz Karine Carvalho, a cantora Marcia Castro e o DJ Zé Pedro estavam entre os convidados. As músicas estarão disponíveis, de graça, a partir de hoje, no site coitadinhabemfeito.com.br.

PEITO ABERTO

Carolina Ferraz, 45, que estava grávida de Valentina Ferraz Cohen, 18, quando participou da primeira edição da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, em 1995, posa pela segunda vez para o projeto, desta vez junto com a filha.

"Foi sensacional contribuir para quebrar tabus sobre o câncer de mama", diz Carolina. "Agora, a emoção se repete." Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa, ambas de 17 anos, e Carolina Oliveira, 18, também estão nos novos anúncios, assinados pela Ogilvy.

CURTO-CIRCUITO

O MIS abre hoje para convidados, às 19h, a mostra "Maio Fotografia", com fotos de quatro autores. Visitação para o público de amanhã até 16 de junho.

Vik Muniz, Gringo Cardia e Marisa Orth, diretores do Spectaculu, inauguram às 19h exposição com vitrines produzidas pelos alunos do projeto. No shopping Iguatemi, na Faria Lima.

A cantora e transformista Divina Valéria faz temporada de três quintas-feiras, a partir de 9 de maio, no bar Biroska, em Santa Cecília.

Victor Baseggio, diretor da CI, representará o Brasil em conferência de empresas de intercâmbio em Nova York, de 12 a 14 de maio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página