Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jovens autores se enredam por um novo surrealismo

Rafael Sperling, Augusto Guimaraens Cavalcanti e Demetrios Galvão têm linguagem voltada ao inusitado

Três autores dividem uma aversão pelo hiper-realismo sociológico e um entendimento dos preceitos surrealistas

CIRO PESSOA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde que o poeta e escritor francês André Breton (1896-1966) escreveu o Primeiro Manifesto Surrealista, há quase noventa anos, muitos relógios derretidos passaram pelo microgargalo da ampulheta de areia venusiana.

O próprio significado de surrealismo, que, a princípio, era "automatismo psíquico puro pelo qual se pretende exprimir, quer verbalmente, que por escrito, quer de outra maneira qualquer, o funcionamento real do pensamento (...)" foi ganhando conotações diferentes e hoje em dia designa algo diferente, absurdo, exótico ou pitoresco.

No Brasil, até os anos 1960, o surrealismo jamais chegou a se configurar como um movimento, seja na literatura ou nas artes em geral. "Antes disto, o que tivemos, foram casos isolados, como a poesia de Jorge de Lima, Murilo Mendes, Manoel de Barros e, principalmente, a prosa de Campos de Carvalho", diz o escritor, poeta e ensaísta Claudio Willer.

De lá para cá, contudo, autores como Roberto Piva, Sergio Lima, Afonso Henriques Neto e Willer começaram a formar a primeira teia de escritores surrealistas do país.

E é nela que se enredam três novíssimos autores brasileiros, de maneiras distintas, dando continuidade ao sopro lançado por Breton.

São eles os cariocas Rafael Sperling ("Festa na Usina Nuclear", Oito e Meio, 2011), Augusto Guimaraens Cavalcanti ("Fui à Bulgária Procurar por Campos de Carvalho", 7Letras, 2012) e o poeta piauiense Demetrios Galvão ("Insólito", Corsário, 2011).

Em comum, os três têm a faixa de idade (entre 28 e 33 anos), a aversão pelo hiper-realismo sociológico que domina as artes brasileiras, a intenção de criar uma linguagem solta com vista para o inusitado, livros publicados de dois anos para cá e um entendimento dos preceitos surrealistas.

"Acho que o que escrevo é surreal mais no sentido popular ou coloquial da palavra --que tem mais a ver com o nonsense, o grotesco e o absurdo--, do que por se relacionar diretamente com os surrealistas franceses do início do século 20", responde Rafael Sperling àqueles que querem classificá-lo como um autor surrealista "fundamentalista".

Para Augusto Guimaraens Cavalcanti, estamos numa época propícia para o surrealismo, "não porque o mundo tenha virado surrealista --ele sempre o foi--; no entanto, atualmente buscamos novos modelos de apreensão da realidade".

Autor de um romance baseado na novela "O Púcaro Búlgaro" do escritor uberabense Campos de Carvalho --"o mais insólito e contestador dos escritores brasileiros"--, Cavalcanti baseia-se em dois métodos surrealistas para deflagrar sua prosa iconoclasta e viajante: a colagem e "a busca de um estranhamento no cotidiano mais familiar".

O poeta Demetrios Galvão, começou a se embrenhar na estética surrealista quando um amigo lhe deu o telefone de Roberto Piva numa feira literária em Fortaleza, em 2002.

"Comecei a ligar para ele aos domingos e a conversar sobre poesia, vivências, autores, leituras etc. Esse contato me esclareceu muita coisa e me ajudou a compreender melhor o surrealismo", revela Galvão.

Nascido, criado e morando em Teresina ("é uma cidade árida e sufocante, é preciso ser tático para se dar a volta nela"), Galvão vê na poesia surrealista uma tecnologia que "estica o mundo e fabrica outras possibilidades para experiência sensorial e social".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página