Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

Francisco é pop

Quase ninguém sabia quem era o cardeal Jorge Mario Bergoglio até ele se tornar o papa Francisco, em 13 de março, e quem saiu ganhando com isso foi o mercado editorial. Até o meio deste ano, pelo menos seis títulos sobre o papa argentino estarão disponíveis em livrarias brasileiras. O primeiro a sair, "Sobre o Céu e a Terra" (Paralela), de conversas de Bergoglio com o rabino Abraham Skorka, alcançou 20 mil exemplares em pouco mais de 20 dias, incluindo a pré-venda. A mesma dupla aparece, acompanhada do presbiteriano Marcelo Figueroa, na Coleção Diálogos da Fé, da Benvirá.

-

// Francisco é pop 2

Há também uma série de biografias. Hoje, chega às livrarias "A Vida de Francisco" (Objetiva), da jornalista do "El Clarín" Evangelina Himitian. A Planeta tinha programado para junho outra assinada por Andrea Tornielli --autor de livros sobre os papas Pio 12º, João Paulo 1º e Bento 16º--, mas adiantou o cronograma. Sai ainda neste mês.

Já a Universo dos Livros deixou para julho seu "Francisco: O Papa dos Humildes", do vaticanista Andreas Englisch, que conta os bastidores da nomeação. Mas a editora não deixa de faturar enquanto isso. Seu recentíssimo "O Homem que Não Queria Ser Papa", do mesmo autor, sobre Bento 16º, vendeu 73 mil cópias em dois meses.

-

// Nacionais, tradicionais e digitais

A editora Bamboo, focada na produção infantojuvenil nacional, chega ao mercado no fim deste mês com um pé na tradição e outro na tecnologia. A área infantil, no selo Bamboozinho, reúne autores inéditos, retratando o folclore, a fauna e a flora do país.

A parte tecnológica vem nos aplicativos que acompanham os livros. O formato QRCode permitirá às crianças explorar a obra antes de ler, participando de brincadeiras relacionadas à história.

A primeira safra inclui a série Tem Bicho que Sabe', de Toni e Laíse. A meta de Aloma Carvalho, curadora editorial, é apostar no potencial para exportação.

-

Microfone A Virada Literária, que desde 2011 integra a Virada Cultural paulistana, terá microfone aberto para quem quiser ler trechos de seus livros preferidos. O Karaokê Literário será uma das novidades da programação, organizada pela associação de editoras independentes Libre.

Microfone 2 O braço literário do evento da prefeitura de São Paulo, nos próximos dias 18 e 19, será na praça Mario Pires, ao lado da rua da Consolação. Como nos anos anteriores, serão vendidos livros com descontos.

Casamento As mineiras Autêntica e Crisálida fecharam parceria para uma coleção de clássicos. A partir de junho, chegam títulos como "Dicionário do Latim Essencial", originalmente lançado pela Crisálida, agora em versão ampliada. As obras "Diálogo dos Oradores", de Tácito, e "Elegias", de Propércio, terão edições bilíngues.

Casamento 2 Até o fim do ano, dentro da parceria, sairão a antologia "Poesia Homoerótica Latina" e "Os Trabalhadores do Mar", de Victor Hugo, na tradução de Machado de Assis. A meta é publicar dez títulos por ano.

Preferidos José Eduardo Agualusa selecionou aqueles que considera seus melhores contos, juntou alguns inéditos e publica pela Gryphus, em junho, "Catálogo de Luzes (Os Meus Melhores Contos)". O prefácio é de Maitê Proença, cuja carreira literária Agualusa incentivou.

Pop "Here, There and Everywhere", de Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, conta bastidores de gravações dos "Fab Four". A obra foi adquirida pela Novo Século, que comprou também, no mesmo segmento, "No One Here Gets Out Alive", de Jerry Hopkins e Danny Sugerman, sobre Jim Morrison. Ambas saem no fim do ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página