Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica arte 1

Canal dedicado à arte tem filmes, concertos e drinks com Aperol

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES COLUNISTA DA FOLHA

Na expansão fragmentada do universo midiático, provocada pelo big-bang das novas tecnologias, multiplicam-se nichos de interesses em portais, sites, blogs, redes sociais e canais de televisão.

O canal Arte 1 é um desses novos astros em formação.

Seu público-alvo é a galera da cultura. Ele se apresenta como "o primeiro canal brasileiro com programação de 24 horas dedicada à arte e à cultura". Entre seus garotos-propaganda estão Antunes Filho, Zé Celso, Seu Jorge, Arthur Nestrovski, Arnaldo Antunes, Ruy Ohtake e Isaac Karabtchevsky.

Inaugurado em março, procura transitar por uma faixa um pouco mais exigente e especializada, sem descuidar de temas como comida, drinks, moda e decoração.

Assim, pode-se assistir ao "Rocco e Seus Irmãos", de Visconti, ou a uma apresentação de Dudamel Rodríguez, e depois, em ritmo de Amaury Jr., acompanhar receitas de drinks com Aperol do dono de uma casa noturna.

Mas a programação, de maneira geral, é interessante. O canal tem boas atrações, que recobrem o amplo espectro das artes e espetáculos --dança, cinema, música erudita e popular, teatro, artes plásticas, arquitetura etc. As pautas são com frequência legais (por exemplo, como diretores de cinema representam a passagem do tempo em seus filmes) e informativas.

Na contramão, a linguagem não é das mais imaginosas, a marca vocal sustentada pela voz de Salomão Schwartzman é duvidosa e falta um mínimo de perspectiva crítica. Mas dá tranquilo para colocar nos favoritos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página