Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CCBB terá retrospectiva de Bergman e Sokurov em 2012

Centro Cultural Banco do Brasil também prevê mostra de Antony Gormley

Instituição fecha parceria com Sesc para exposição compartilhada e cogita abrir 2ª sede em SP

FABIO CYPRIANO
CRÍTICO DA FOLHA

Em 2012, as salas do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo não serão suficientes para a programação que a instituição agendou.

Outros locais, como o Sesc Belenzinho e salas do centro da cidade, também abrigarão atividades do CCBB, numa expansão que deve culminar com um novo espaço -ideia em estudo pela instituição.

Um dos endereços cogitados para receber a segunda sede paulistana da instituição é o hospital Umberto Primo, na Bela Vista, recentemente adquirido pelo grupo hoteleiro francês Allard e WWI, que deve virar um hotel de luxo com um centro cultural.

O CCBB não confirma a ocupação. "Desde a compra da Nossa Caixa pelo Banco Brasil, estamos com uma presença mais forte em São Paulo e, por isso, agora o CCBB planeja uma ação mais concentrada na cidade", disse à Folha Marcos Mantoan, gerente do CCBB.

Para tanto, o orçamento da instituição pulou de cerca de R$ 13,5 milhões para R$ 15 milhões.

PARCERIAS

Enquanto não acerta a aquisição de um novo espaço, o CCBB vai se valer de parcerias. Parte da mostra "Índia!", que deve inaugurar o calendário de exposições em 2012, vai ocorrer no Sesc Belenzinho.

Já o auditório passará a receber apenas peças de teatro; os debates migrarão para outras salas da região, e os projetos de música, para espaços públicos.

"Estamos trabalhando com a mudança de formatos", conta Mantoan.

Nessa fase de reorientação, o CCBB vai abrigar uma mostra de artistas contemporâneos que vão criar obras para todo o centro cultural.

Entre os destaques da programação de 2012 está uma retrospectiva do artista inglês Antony Gormley, vencedor do prestigiado Turner Prize (da Tate inglesa), e uma exposição de artistas impressionistas do acervo do Museu d'Orsay, de Paris, que acaba de passar por uma reforma de 20 milhões de euros (os trabalhos incluíram a abertura de um restaurante concebido pelos irmãos Campana).

Na área de cinema, entre as retrospectivas de vulto estão as do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), com 51 filmes, e do russo Aleksandr Sokurov, com 20 longas, muitos deles inéditos no país. Festivais como "É Tudo Verdade" e "Anima Mundi" continuarão a integrar a agenda do centro cultural.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.