Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras - Josélia Aguiar

Os arquivos de Carmen Balcells

joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Quem lhe deu o apelido foi García Márquez. Carmen Balcells, 81, se tornou mais que a superagente literária de seus mais de 200 autores. Era a "Mamá Grande", que brigava com as editoras para enriquecê-los com contratos mais favoráveis, do boom latino-americano até o Nobel, prêmio que vários já receberam. Cuidava também de suas vidas, do divórcio à depressão, das férias à aposentadoria. O arquivo de Carmen Balcells, com mais de 2.000 caixas de documentos que registram a história da literatura de língua espanhola no último meio século, foi comprado pelo governo da Espanha por 3 milhões de euros e agora começa a ser aberto. Para a inveja de pesquisadores brasileiros, que ainda se defrontam por aqui com muitos arquivos fechados.

Stálin na rede

Os mais de 28 mil documentos de Stálin, muitos que ainda estavam inacessíveis mesmo para quem os procurava nos arquivos russos, estão agora na rede, num projeto liderado pela Universidade Yale.

Para conhecê-lo, vá pelo endereço http://www.stalindigitalarchive.com/frontend/. Ainda em fase beta, restrito a pesquisadores cadastrados, o site possui várias ferramentas para fazer com que especialistas possam interagir e compartilhar conteúdo.

A belle époque de Bilac

Olavo Bilac é o anfitrião em dois livros sobre a belle époque. Chega às livrarias "Para uma História da Belle Époque", de Lúcia Garcia com prefácio de Alberto da Costa e Silva, que sai em coedição pela Imprensa Oficial e ABL. Seu fio condutor é a coleção de cardápios do poeta, frequentador de banquetes em terra e a bordo. "Registro - Crônicas da Belle Époque Carioca" reúne seus textos do período, com organização de Álvaro Santos Simões Jr. Sairá em janeiro, pela Editora da Unicamp.

Vida cigana

"Ciganos" é o álbum fotográfico de Rogério Ferrari sobre comunidades ciganas na Bahia. O prefácio é de Florencia Ferrari. É parte do projeto independente Existências Resistências, em que Ferrari já retratou, entre outros, curdos, palestinos, zapatistas e saarauís. Para conhecer: http://rogerioferrari.wordpress.com/.

Nova Prosa... Chegam às livrarias na próxima semana três novos títulos da coleção Nova Prosa, da editora 34: "Triz", de Pedro Süssekind, "O Estranho no Corredor", de Chico Lopes, e "Crossroads", de Furio Lonza.

...Brasileira Com os esses três, chega a 21 o número de títulos lançados pela coleção da 34 criada em 2000 para revelar novos talentos da literatura brasileira, como Beatriz Bracher e Nuno Ramos.

Russos em e-book Vai sair em versão digital uma seleção de 20 dos 40 contos que fazem parte da "Nova Antologia do Conto Russo (1792-1998)", também da 34. Podem ser comprados separadamente, com preços de R$ 0,99 a R$ 2,99. Um deles, "Inovação", de Ivan Búnin, Nobel de 1933, pode ser lido gratuitamente no site da Livraria Cultura.

Turcos "Um Golpe de Sorte" é o próximo título de literatura turca que sai pelo selo Gesto Literário, da Sá Editora. O livro trata do complô de terroristas armênios para matar o Sultão Vermelho, quando ruía o império maometano. É escrito pelo historiador Reha Çamoruglu, com capa de Utku Lomlu.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.