Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Arquiteto Rafael Moneo é tema da Coleção Folha

Espanhol é reconhecido tanto por seus projetos como por sua atuação acadêmica

DE SÃO PAULO

O arquiteto espanhol formado pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri, Rafael Moneo, 74, é tema do 14º livro da Coleção Folha Grandes Arquitetos, que chega às bancas no dia 4 de dezembro.

Moneo é reconhecido internacionalmente tanto por seus projetos como por sua atuação acadêmica. Após se formar, em 1961, estudou em Roma por dois anos.

Nos anos de 1970, lecionou na Escola de Arquitetura Cooper Union, em Nova York, e tornou-se professor titular na Escola de Arquitetura de Madri. Em 1984, Moneo foi nomeado chefe do Departamento de Arquitetura da Escola de Design de Harvard.

Durante o período, venceu a concorrência ao projeto da Estação de Trem de Atocha, em Madrid. Também desenvolveu os projetos da sede da prefeitura de Múrcia (Espanha), do Museu de Arte Romana, em Mérida (Itália), da sede do Instituto da Previdência Espanhol, em Sevilha (Espanha), e da Catedral da Nossa Senhora dos Anjos, em Los Angeles (EUA).

Em 1996, conquistou o prêmio Pritzker de arquitetura -o mais importante da área-, além da Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura da França e a Medalha de Ouro da União Internacional de Arquitetos.

Defensor do elogio da arquitetura como arte, Moneo é autor de "Inquietação Teórica e Estratégia Projetual" (ed. Cosac Naify) -uma reunião de ensaios a respeito de oito arquitetos-chave da cena contemporânea em uma compilação de ensaios de aulas em Harvard.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.