Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das letras

A era dos autopublicados

Em três dias, o Publique-se, plataforma de autopublicação da Saraiva, teve cadastros de quase 4.000 usuários, segundo a livraria. Há 500 livros em processo de inscrição, à espera dos contratos assinados pelos autores. Plataformas do gênero já existem no país, mas o CEO Marcílio Pousada destaca como diferencial os 3,4 milhões de clientes ativos da Saraiva on-line.

Já a Kobo, parceira da Livraria Cultura, estreia no segundo semestre a versão nacional de sua plafatorma Writing Life. Autores nacionais já podem vender por ela, mas o site está em inglês e o pagamento é feito via Kobo canadense.

A autoplicação ainda rende pouco no Brasil, mas tem seus frutos. "Mnemônica", de Miguel Angel Peres Correa, bateu nesta semana os 4.000 exemplares vendidos desde dezembro pela Amazon.

O múltiplo Gatsby

Há tantas traduções de "O Grande Gatsby" no mercado, na esteira do filme homônimo, que duas diferentes foram feitas pela mesma pessoa, usando nomes distintos. A Geração Editorial até abril anunciava Clara Averbuck como tradutora da obra de F. Scott Fitzgerald, mas ela não pôde entregar, e a edição saiu dias atrás assinada por Humberto Guedes. Luis Humberto William Lagos Teixeira Guedes, tradutor conhecido como William Lagos, verteu também a edição da L&PM, de 2004. "A Geração me pediu para traduzir o livro de novo. Fiz uma nova, embora é claro que haja semelhanças, já que o original é o mesmo e há um limite para a escolha de sinônimos sem falsear o pensamento do autor".

-

Vale on-line Marta Suplicy decidiu que o Vale-Cultura poderá ser usado para a compra de livros pela internet. Só não sabe se o valor do frete poderá ou não ser pago com o vale.

Ambulante A Incrível Máquina de Livros fez sucesso na Bienal de São Paulo trocando obras lidas por usuários por outras novas. Agora, a Infinito Cultural foi autorizada a captar R$ 1,07 milhão para levar o projeto a 20 cidades.

Ambulante 2 Fauze Jibran, presidente da produtora, diz que teve a ideia ao notar que só 1% dos projetos culturais incentivados pela Rouanet são literários. A própria Infinito Cultural recorre com alguma frequência à lei para projetos com entidades do livro.

Thriller "Gun Machine", segundo romance do quadrinista Warren Ellis, será lançado pela Novo Século até o fim do ano.

Thriller 2 Na trama, um policial encontra um apartamento repleto de armas, cada uma delas relacionada a um crime. O romance teve os direitos comprados pela Fox, mas que ninguém espere um seriado como a famosa franquia de "C.S.I.", que para o autor de "Gun Machine" são praticamente "histórias de ninar".

Poesia A 7Letras prepara para este mês a antologia "O Andar ao Lado: Três Novos Poetas dos Estados Unidos", com os contemporâneos Matthew Rohrer, Jon Woodward e Matthew Zapruder. Bilíngue, com seleção e tradução de Sylvio Fraga Neto.

Liberdade Zlata Filipovic, que ficou conhecida como a "Anne Frank de Sarajevo" ao relatar, na adolescência, os horrores da guerra em "O Diário de Zlata" (Companhia das Letras, 1994), fala sobre liberdade de expressão na Pauliceia Literária, em setembro. Hoje, aos 32, Zlata produz curtas.

007 "Da Rússia, com Amor", "Goldfinger" e "Viva e Deixe Morrer", de Ian Fleming, saem em agosto pela Alfaguara, que em outubro participa do lançamento mundial de "Solo", trama de 007 escrita por William Boyd


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página