Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha apresenta Berlioz, autor da "Sinfonia Fantástica"

Francês está no volume 19, que vai às bancas no domingo, dia 16

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Coleção Folha Música Clássica para Crianças chega ao seu décimo nono e penúltimo volume, e apresenta às crianças a vida e obra do compositor francês Berlioz.

Louis Hector Berlioz nasceu em 11 de dezembro de 1803, em Côte-Saint-André. Antes de se dedicar à música e à composição, chegou a estudar medicina em Paris, por insistência do pai, médico.

Os personagens Dó e Mi vão com Berlioz assistir a uma apresentação da peça "Hamlet", de William Shakespeare. Ali, diante da Ofélia interpretada por Henrietta Smithson --por quem se apaixonou--, Berlioz inspirou-se para compor a "Sinfonia Fantástica" (1830), sua obra mais famosa.

Da peça, cujo libreto continha uma declaração de amor pela atriz irlandesa --que se tornaria sua mulher anos depois--, o CD da coleção traz trechos como "Um Baile", "Cena no Campo", "A Marcha para o Cadafalso" e "Sonho de uma Noite de Sabá".

Shakespeare também foi a inspiração para "Romeu e Julieta" (1839). Desta obra, o CD traz fragmentos como "Grande Festa dos Capuletos".

Outras obras literárias, como "Fausto", de Goethe, e "Eneida", de Virgílio, foram os motes para "A Condenação de Fausto" (1846) e "Os Troianos" (1856-1858), respectivamente. Ambas têm trechos no disco da coleção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página