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Folhateen

Siga sua It Girl

Blogueiras viram celebridades entre adolescentes ao compartilhar gostos e apresentar dicas de moda

GISLAINE GUTIERRE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se a ideia de pôr o filho de castigo é fazê-lo pensar, pode-se dizer que Isabella Scherer, 17 anos, soube bem aproveitar essa oportunidade.

Não que tenha refletido sobre seu comportamento distraído, que a fez ser expulsa da sala de aula por três vezes. Sozinha no quarto, a filha do nadador Fernando Scherer, o Xuxa, usou o fim de semana de clausura para criar o blog The Blonde Cherry.

Hoje com dois anos, ele tem cerca de 20 mil acessos por dia e que virou "fan page" no Facebook curtida por 16 mil pessoas (que passam a acompanhar os posts dela).

Não seria uma audiência tão significativa entre blogs de moda não fosse o fato de Isabella estar em uma seara bem menos povoada: a de adolescentes que falam sobre moda e comportamento para pessoas na mesma faixa etária.

Isabella é uma "it girl". A expressão está tão em voga que foi parar na novela das 19h da Globo, "Sangue Bom", cuja protagonista, Amora (Sophie Charlotte), é uma "it girl". Praticamente tudo o que essas meninas dizem, pensam e vestem, torna-se exemplo para milhares de garotas.

"O que mais querem saber é sobre o meu cabelo, qual é a cor, se tinjo...", diz Isabella. "Também querem saber como é o meu quarto. Pedem para tirar fotos, fazer vídeos."

Às vezes, essa busca por intimidade pode assustar. Bruna Vieira, 18, criadora do blog Depois dos Quinze, lembra de uma fã que a procurou de prédio em prédio, nos arredores de sua residência. "Ela me localizou pelos meus check-ins que eu punha na internet", diz Bruna.

A blogueira é um fenômeno teen. Seu site tem 355 mil seguidores e a "fan page" de seu livro homônimo, lançado em 2012, 57 mil curtidas.

Como Isabella, Bruna posta tudo o que gosta. E lá estão looks criados intuitivamente ou com base em dicas que aprendeu na internet. Algumas fãs tratam Bruna como a melhor amiga. "Elas me convidam para almoçar, perguntam do meu namorado."

Nah Cardoso, 20, leva quase uma vida de celebridade. Em shows de bandas para o público adolescente, as meninas fazem fila para pedir autógrafo e tirar fotos.

"Em 2011, levei meus pais a um show da Manu Gavassi e eles ficaram impressionados com o tanto de gente que veio falar comigo", diz.

Nah tem 230 mil seguidores no Instagram, 143 mil no Twitter 163 mil assinantes no Facebook pessoal. Seu site, criado em abril passado, teve cerca de 1 milhão de acessos em três semanas.

Hoje, blogueira é sua profissão. Tanto que trancou a faculdade de publicidade só para cuidar dos posts. "Tem gente que vê a Amora na TV e acha que é futilidade, que você só escreve, posta fotinho e é feliz. E não é isso", diz.

Nah não revela valores, mas diz tem condição suficiente para não se preocupar com emprego. O dinheiro vem de anunciantes. Bruna, por exemplo, conseguiu comprar seu apartamento.

Ao ver o sucesso de seus pares, Mayara Oliveira, 15, criou o The Girls +, que "nasceu com a proposta de ser o maior blog fashion do Brasil", como ela mesma afirma em sua homepage, com cerca de 20 mil acessos por mês. No Facebook, a "fan page" tem 15 mil curtidas.

"Virei uma personalidade na escola. Até a professora me pergunta como compor um look", diz a estudante.

Bruna, que na escola sofreu bullying por ser gordinha e estrábica, extrai da experiência com o blog que para ser feliz, basta ser você mesmo, sem medo do que vão pensar. E é isso que ela tenta dizer a suas leitoras. "Ser diferente é legal."


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