Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Metropolis" chega às bancas no dia 4/12

Obra-prima de Fritz Lang, que retrata luta de classes no futuro, tem cópia restaurada

DE SÃO PAULO

Uma das obras-primas de Fritz Lang (1890-1976), "Metropolis" chega às bancas no próximo domingo pela Coleção Folha Cine Europeu.

A edição do filme, restaurada com mais 25 minutos, é mais próxima da que estreou em 1927, mais afinada com a proposta do diretor.

O filme é um marco da ficção científica, além de ser a mais cara produção já feita na era silenciosa do cinema.

Seu ineditismo ostenta uma recriação do que seria uma cidade do século 21, com viadutos e grandes arranha-céus.

A história é igualmente especial. Na futurística Metropolis, a elite que domina a cidade vive às maravilhas em jardins, ao passo que a classe operária vive nos subsolos.

O poderoso Freder (Gustav Fröhlich) revolta-se ao conhecer a dura realidade dos trabalhadores. E apaixona-se por Maria (Brigitte Helm), líder dos trabalhadores.

O filme é um libelo sobre a conciliação classista, feito por um diretor que observava o ser humano com visão incisiva, com personagens sempre cedendo aos desejos mais fortes, assim como a irona brutal que os assombra.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.