Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fotógrafo se inspira nos efeitos da pintura impressionista

Rafael Costa, que lança livro e abre exposição hoje, se vale da impressão invertida e de reflexos na água em fotos feitas em viagens

MARCIO AQUILES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O fotógrafo Rafael Costa lança hoje, às 19h, no Espaço Contraponto, o livro "Imaginário" (BEI Editora; R$ 80, 96 págs.). Também é aberta no local uma exposição de imagens presentes na obra.

Costa desenvolve um trabalho fotográfico que se aproxima da pintura impressionista, sem a utilização de qualquer tratamento eletrônico das imagens.

Para alcançar as cores e as texturas desejadas, Costa emprega a técnica de imprimir a imagem no verso do papel fotográfico. A tinta não é totalmente absorvida nesta parte do papel e seu escorrimento proporciona o efeito plástico desejado pelo artista.

"Não uso nem um tipo de filtro de Photoshop. É um trabalho que intencionalmente busca a relação com a pintura", afirma Costa.

Outra técnica aplicada para alcançar a impressão onírica a que "Imaginário" remete é o retrato de reflexos de pessoas ou objetos na água.

"Meu trabalho não usa fotografia como instante do efêmero. Procuro aprofundar as questões do inconsciente, e o líquido reforça o tom impressionista das imagens."

As fotos resultam de imagens captadas ao longo dos últimos 20 anos em lugares como Peru, Nepal, Butão e Vietnã.

O prefácio do livro é assinado por Ferreira Gullar, que destaca: "Só mesmo um fotógrafo com alma de pintor inventaria o processo que Rafael Costa inventou para violentar a linguagem fotográfica e incutir nela certos efeitos próprios da pintura".

IMAGINÁRIO

QUANDO de seg. a sex., das 11h às 19h; até 10 de dezembro
ONDE Espaço Contraponto (r. Medeiros de Albuquerque, 55)
QUANTO grátis

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.