Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Oi Futuro cancela mostra da artista Nan Goldin no Rio

Centro cultural alegou que imagens de menores nus iam contra orientação de seus programas educacionais

Exposição com três séries fotográficas foi adiada para fevereiro e acontecerá no Museu de Arte Moderna da cidade

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Fotografias de atos sexuais diante de crianças e menores nus, obras da artista americana Nan Goldin, levaram à censura de sua exposição marcada para janeiro do ano que vem no Oi Futuro, no Rio. A informação é do jornal "O Globo".

Goldin, que esteve na última Bienal de São Paulo, atingiu fama global com sua obra em tom autobiográfico, imagens de sexo explícito e flagrantes do submundo de drogas de Nova York e Berlim.

Ela mesma aparece em algumas fotografias transando com o ex-marido ou espancada por ele em sua série mais célebre, "Ballad of Sexual Dependency", ou balada da dependência sexual, que também seria exposta no Rio.

"Parece que tudo é confundido com site de pedofilia, a coisa está sendo tratada de maneira leviana", disse a curadora da mostra, Lígia Canongia, à Folha. "Não são questões de moralidade, mas questões estéticas. Está havendo uma confusão séria."

Segundo a curadora, a direção do Oi Futuro, que patrocina a mostra com R$ 300 mil, desconhecia o trabalho de Goldin e se chocou ao ver as imagens um mês antes da abertura da exposição.

Nas fotografias, obtidas pela *Folha,* um bebê aparece ao lado de um casal transando, um menino aparece nu e uma menina em roupas íntimas é retratada brincando com um bebê. Outras imagens mostram casais, gays e heterossexuais, em cenas de sexo e masturbação e pessoas injetando heroína. Mas nada disso destoa do repertório habitual da artista.

No projeto expositivo, a mostra ocuparia três salas do Oi Futuro, sendo só uma delas com entrada restrita a menores de idade. Mas o centro cultural decidiu cancelar a exposição de Goldin alegando um conflito de toda a obra com seu projeto educativo.

Em nota enviada à reportagem, o Oi Futuro diz ter a "a praxe de avaliar o material que será exibido em seus centros culturais para se assegurar que haja uma relação entre as obras e os programas educacionais" e que "segue os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente".

"Tem gente que acha que pau de fora, bunda de fora é erótico", diz Fernando Cocchiarale, um dos cerca de cem artistas e curadores que se opuseram à censura da mostra. "É um equívoco, um grande mal-entendido horrível."

Marcelo Araujo, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, chamou a decisão do Oi Futuro de "ato de obscurantismo cultural que desrespeita não só a artista e todos os profissionais envolvidos no projeto, mas o público".

Desde que soube do cancelamento da mostra, Canongia tem discutido a questão numa extensa troca de e-mails com outros curadores.

Luiz Camillo Osorio, curador do Museu de Arte Moderna do Rio, fez uma mudança na agenda para receber, em 11 de fevereiro do ano que vem, a mostra da artista.

Goldin viria ao Rio no final de dezembro para concluir uma de suas séries, "The Other Side", em que retrata travestis pelo mundo. Sua ideia era registrar uma ceia de Natal de drag queens.

Veja as imagens censuradas
folha.com/no1013229

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.