Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Literatura de homenzinho

'Alta Fidelidade', marco de uma geração, bíblia de machos perdidos, sensíveis e infantilizados, é relançado; veja o que pensa hoje o seu autor, Nick Hornby

RODRIGO SALEM DE SÃO PAULO

A geração de 30 e poucos que bebe da cultura pop sabe o ano da publicação de sua bíblia: 1995.

Foi quando o escritor inglês Nick Hornby, 56, então com 38 anos, publicou "Alta Fidelidade" e revelou os "adultescentes" que queriam se apaixonar a toda hora, ter ambições além de um emprego burocrata e tirar sarro de quem não conhecia um novo Nirvana.

Em meio aos últimos suspiros do grunge e à disparada do britpop, o autor vendeu mais de um milhão de exemplares e virou figura semidivina para os homens que não ouviam um CD do The Smiths sem verter uma lágrima.

Dezoito anos depois, "Alta Fidelidade" é relançado no Brasil, como nova tradução, de Christian Schwartz, ao lado do primeiro trabalho do britânico, "Febre de Bola" (1992), sobre sua relação obsessiva com o time do Arsenal --"Uma Longa Queda" (2005), o quinto livro, sai ano que vem, parte de um leilão entre editoras que, vencido pela Companhia das Letras, tirou essas obras da Rocco. Hornby concedeu entrevista por e-mail à Folha.

-

Folha - Você gostou da nova camisa do Arsenal, que é uma cópia do uniforme do Brasil?
Nick Hornby - O uniforme também é a lembrança de dias mais felizes para o Arsenal, pois foi usado na campanha invicta de 2004. O clube está ficando desesperado [para conquistar algo].

"Febre de Bola" completa 21 anos mês que vem. Ainda é o mesmo fanático por futebol?
Bem, sim... Mais ou menos. Ainda vou a todos os jogos em Londres e tenho dois filhos que sabem mais sobre o time do que eu quando tinha a idade deles. Então, não tenho como esquecer. Mas tornou-se muito mais difícil de amar o esporte. O dinheiro é tão importante para o sucesso de um time que virou um indicativo de que não existe espaço para o romantismo.

Você releu "Alta Fidelidade"?
Não, nunca reli! Tenho tantas coisas para ler, e sempre tive vergonha de meu próprio trabalho. E, como estou 18 anos mais velho, não acho que seja um livro que diga algo para mim hoje em dia. Mas fico muito feliz que signifique para quem escrevi.

Ficou surpreso com a repercussão da obra?
Acho que qualquer um se surpreende quando um livro vende bem pela primeira vez. Mas eu sabia, quando estava escrevendo, que ele teria um impacto, porque conhecia muita gente que era daquele jeito e sabia que aquelas pessoas ainda não tinham sido representadas na ficção.

Você costuma dizer que pessoas se aproximam para saber o que é real ou falso no livro...
O que me incomoda é que as pessoas que fazem isso tendem a não ver que havia arte no livro. Acham que trabalhei em uma loja de discos, terminei o relacionamento com minha namorada e escrevi tudo como se pega um iPhone e tira fotos de algo à sua frente. Se a ficção parece real é porque o escritor trabalhou duro.

Você não recebeu milhares de propostas para continuar a história? Parece impossível nestes dias em que encontrar uma loja de discos é uma missão ingrata.
Tenho uma editora e ela nunca sugeriu uma sequência. A maioria delas é terrível. Mas você está certo, é impossível imaginar Rob hoje. O único sujeito com quem mantenho contato e era dono de loja de discos virou corretor de imóveis. Ele ganha mais dinheiro, mas não gostaria de escrever sobre seu trabalho.

Como você escuta música hoje? Você tem um iPod?
Tenho um iPod com um disco rígido gigante, mas neste ano comecei a comprar vinil novamente. O MP3 empobrece nossa relação com a música. Eu sento à frente do computador por boa parte da semana e, quando estou entediado, começo a baixar shows piratas, faixas únicas, coisas do iTunes. Pago sempre que posso, mas a maioria é de graça. Tenho centenas ou milhares de músicas que nunca escutei ou que só ouvi uma vez. Agora, se curto algo, compro em vinil e faço o favor de prestar atenção ao disco por 20 minutos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página