Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Policial

Autora de 'Harry Potter' exibe talento atrás de pseudônimo

J.K. Rowling converte convenções de histórias de detetives em obra pessoal

J.K. ROWLING PARECE TER FEITO UM ESTUDO PROFUNDO DO GÊNERO POLICIAL E CONVERTIDO SUAS CONVENÇÕES DIVERSAS EM ALGO QUE DESTACA SEU OLHAR SATÍRICO

MICHIKO KAKUTANI DO "NEW YORK TIMES"

O mistério policial "The Cuckoo's Calling ", de Robert Galbraith --desmascarado alguns dias atrás como sendo um pseudônimo de J.K. Rowling, autora de "Harry Potter"--, não fornece ao leitor muitas pistas para desvendar a identidade real de sua autora. Não há magos, bruxas ou mentores, nem magia ou feitiçaria fazem parte da trama.

Em vez disso, a história é ambientada numa Londres inteiramente povoada de trouxas e traz um detetive desgrenhado, lembrando Columbo, chamado Cormoran Strike, que investiga um caso que o mergulha em um mundo de supermodelos, roqueiros, produtores de cinema e esposas alpinistas sociais.

Mas há aspectos do livro que podem ter levado alguns leitores a se indagarem sobre o passado de Galbraith, pelo menos a julgar pela descrição dele feita na sobrecapa: especialista civil em segurança que anteriormente trabalhou com a Real Polícia Militar.

Afinal, quantos ex-militares mostram mais habilidade ao escrever sobre moda --descrevendo um vestido "agarrado, verde-veneno" de Cavalli, criações vintage de Ossie Clark e "bolsas fabulosas" com "forro destacável de seda" com estampa customizada-- do que sobre as experiências de guerra do protagonista no Afeganistão ou sua formação em criminalística?

Isto dito, Galbraith escreveu um livro altamente interessante que é muito mais divertido e envolvente que o apático romance "Morte Súbita", publicado por Rowling em 2012.

Melhor ainda: ele nos apresentou um protagonista atraente na pessoa de Strike, que com certeza será o herói de muitas sequências.

"The Cuckoo's Calling" não é um romance que recorre à maravilhosa criatividade usada por Rowling em Harry Potter" para desenvolver um mundo imaginado por inteiro, com seus rituais e normas próprios. Não é de longe tão profundo ou ambicioso quanto aqueles livros anteriores, nem foi essa sua intenção.

QUESTÕES MUNDANAS

Enquanto os livros sobre Potter trataram do bem, do mal e da perda da inocência, os grandes temas da mortalidade e do livre arbítrio, "The Cuckoo's Calling" diz respeito a questões decididamente mais mundanas, como crises da meia-idade, inveja de classe e a antropologia social da Londres contemporânea.

O livro ironiza o mundo endinheirado das celebridades glamurosas e explica as pressões da celebridade e da fama (algo que Rowling e Harry Potter conhecem bem).

Ao escrever a saga de Potter, Rowling parece ter absorvido e se apossado de um cabedal literário vasto (tudo desde os mitos da antiguidade até a Bíblia e Shakespeare, passando por Tolkien, "Star Trek" e "Star Wars").

Rowling --ops, Galbraith-- parece ter feito um estudo igualmente profundo do gênero policial e convertido suas convenções diversas em algo que, se não é exatamente original, não obstante destaca seu olhar satírico (evidenciado sobretudo nos livros "Potter" nos retratos traçados dos burocratas do Ministério da Magia) e seu talento instintivo de narradora de histórias.

O herói de "Cuckoo", Strike (um homem grandalhão e desajeitado, com "testa alta e proeminente, nariz largo e as sobrancelhas espessas de um jovem Beethoven que aderiu ao boxe"), é em parte investigador particular à moda antiga --um sujeito durão, acostumado a sofrer tombos e que tem uma visão quase existencial da vida. E é em parte um Sherlock, que usa lógica e dedução, e não a intimidação física, para juntar os pedaços do quebra-cabeça de sua investigação.

Ficamos sabendo que Strike é filho ilegítimo de um roqueiro e sua namorada tiete, que entrou para o exército após a morte de sua mãe e que perdeu "metade de uma perna" no Afeganistão.

SEM DINHEIRO

Recentemente ele chegou ao fundo do poço: seu negócio de investigador particular entrou numa espiral de morte fiscal; ele e a namorada terminaram, e Strike está morando em seu escritório, dormindo numa cama de acampar e vivendo à base de miojo.

Um cliente novo, John Bristow, chega pedindo ajuda. Quer provar que a morte de sua irmã adotiva, a famosa modelo Lula Landry, conhecida como Cuckoo, não foi suicídio, mas homicídio.

"The Cuckoo's Calling" é prejudicado por um final explicativo, como o de "Psicose" --em que Strike relata como juntou todas as provas e identificou o assassino--, mas a maior parte de sua narrativa avança impelida pelo suspense. Strike e sua assistente, Robin, se convertem numa equipe --cujas aventuras futuras o leitor não deixará de aguardar com ansiedade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página