Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cinema brasileiro fica fora da competição em Veneza

Americano 'Night Moves', produzido pela companhia paulista RT Features, entra na mostra principal do festival

RODRIGO SALEM DE SÃO PAULO

O Brasil passará 2013 sem disputar os três maiores festivais de cinema do mundo. Depois de Berlim e Cannes, o anúncio dos longas da competição oficial do Festival de Veneza, que acontece entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro, excluiu novamente o país da mostra principal.

Mas isso não significa que não há traços do cinema nacional na disputa. O ecothriller "Night Moves", da diretora americana Kelly Reichardt e protagonizado por Jesse Einsenberg e Dakota Fanning, é produzido (de forma minoritária) pela brasileira RT Features, de Rodrigo Teixeira ("Heleno").

"É um filme totalmente americano, mas com alguns donos brasileiros", diz Teixeira. "É nosso primeiro filme na competição de um grande festival e fica mais importante, pois o cinema nacional, infelizmente, não consegue entrar nestas mostras."

"Night Moves" é o segundo filme "estrangeiro" da RT, que também bancou "Frances Ha", de Noah Baumbach.

"Os europeus esperam um cinema brasileiro que choque. Os curadores estão esperando algo que não estamos entregando e eu faço parte disso também", crê Teixeira.

Fora da competição em Veneza, a coprodução franco-brasileira "Amazônia - Planeta Verde", de Thierry Ragobert, encerrará o evento. O longa em 3D é o mais caro filmado na floresta brasileira, com orçamento de € 12 milhões (cerca de R$ 35 milhões).

Entre os destaques da competição oficial, a presença do mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki ("A Viagem de Chihiro") com o novo "Kaze Tachinu", e o retorno de nomes de peso como Terry Gilliam ("The Zero Theorem"), Stephen Frears ("Philomena") e Errol Morris ("The Unknown Known: the Life and Times of Donald Rumsfeld").

A abertura do festival ficou sob a responsabilidade de "Gravidade", ficção científica do mexicano Alfonso Cuarón, com George Clooney.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página