Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Opinião

Cartilha de figurino da TV passa longe do estilo nacional

PEDRO DINIZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A política de moda da Globo, que orienta como os apresentadores e âncoras de seus telejornais devem se apresentar diante das câmeras, é baseada na ideia de que roupas "clássicas" são a melhor saída para que, ao contrário de Faustão, ninguém caia nas armadilhas da moda.

Trocando em miúdos, no quesito fashion o telejornalismo global fica em cima do muro.

Qualquer elemento fora da "normalidade" é item dispensável e, além de visualmente "desagradável", não combina com a imagem séria que deve acompanhar a notícia.

No entanto, ao abolir de sua cartilha as flores, as estampas, o brilho e o xadrez, por exemplo, o esquadrão da moda global reproduz um padrão europeizado de beleza --engomadinho, algo sisudo e distante do que os brasileiros reconhecem como estilo nacional.

EXCEÇÃO À REGRA

A prova de que um pouco de graça no vestuário não descredita ninguém, muito menos a notícia, é Patrícia Poeta. À frente do "Fantástico", a jornalista soube usar vestidos justos, cores e brilho para ganhar, além da simpatia do público, credibilidade.

Hoje, na bancada do "Jornal Nacional", e com os cabelos cortados pouco abaixo dos ombros, limpou sua imagem sem se render aos terninhos e às cores neutras propostos pelos consultores.

Numa época em que se questiona a utilidade dos manuais de estilo e a uniformidade de gosto que pregam, a emissora poderia rever sua etiqueta fashion e abrir espaço para mais ousadias.

Nos telejornais da rede de TV americana CNN, por exemplo, o terno de um botão já foi adotado por âncoras como Anderson Cooper, e as gravatas de cores vivas, pouco a pouco, estão substituindo as tradicionais escuras e sem grafismos aparentes.

Nesse caso, está permitida até a cor berinjela.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página