Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Festival de animações bizarras e sádicas exibe curtas de oito países

Retrospectiva Spike & Mike traz ao país obras carregadas com violência, sexo, drogas e humor

'No começo, os filmes eram nojentos apenas para indignar, mas agora têm humor e técnica', diz criador

CESAR SOTO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um casal feito de massa de modelar está sentado em um banco, em meio a árvores e flores. Os dois trocam olhares românticos e se aproximam para um beijo, com movimentos criados por stop motion (técnica de animação em que objetos são fotografados quadro a quadro).

Mas, de repente, surge um homem com um machado e crava sua arma na cabeça do rapaz, lançando pedaços de cérebro de massinha para todos os lados.

A cena pode surpreender quem entrar desavisado na retrospectiva Spike & Mike, que acontece na sexta-feira (9) no Anima Mundi, às 20h, no Cine Odeon, no Rio.

A mostra especial reúne animações selecionadas por Craig "Spike" Decker e Mike Gribble, dupla que fundou, em 1977, o Festival de Animação de Spike & Mike, e, em 1990, o festival paralelo "Sick and Twisted".

Os eventos, que viajam pelos EUA apresentando filmes em cinemas e universidades, já promoveram os primeiros episódios de "Beavis e Butt-Head" e as primeiras animações de um jovem John Lasseter, que dirigiu o sucesso "Toy Story" e hoje é executivo da Pixar.

DOENTIO E PERVERSO

A retrospectiva do Anima Mundi é formada principalmente por obras da mostra paralela, que exibe curtas bizarros e ultrajantes, repletos de violência, drogas e sexo --e não é, portanto, recomendada a menores de 18 anos.

Nessas animações, quanto mais meigo for o seu início, mais sinistro será o final. Filmes que contam as histórias de uma menina brincando de bem-me-quer com uma margarida --pelo ponto de vista da flor--, de um Papai Noel que segue os ensinamentos do fascismo, de um homem obcecado por tortas de limão.

A seleção é feita de acordo com o nível do humor e da qualidade da história. "Bem, tem gente que vê graça nesse tipo de coisa", ri Decker, o organizador. "O festival se chama Doentio e Perverso. As pessoas em geral sabem o que esperar."

De acordo com ele, os filmes evoluíram. "No começo, eram nojentos apenas para indignar. Hoje, têm humor e qualidade técnica."

Com o crescimento, o festival passou a receber curtas do mundo inteiro. No Anima Mundi, o público verá filmes de oito países, como Bélgica, Dinamarca e França.

Entre eles, Decker destaca três: "Animation Vs. Animator", pela qualidade geral, "Key Lime Pie", pelo design, e "Cuddle Sticks", como a mais doentia e sádica. E esta é apenas a história de uma mãe dando doces aos filhos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página