Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mostra debate colapso social e sanidade

Programação foi montada por cinco artistas que trabalharam juntos na Finlândia, com aproximação documental

Com performances, debates e trabalhos em vídeo, projeto ocupa o MAM e o Sesc Pinheiros entre hoje e o dia 18

GUSTAVO FIORATTI DE SÃO PAULO

Cinco artistas que trabalharam na Finlândia exibem, a partir de hoje, em São Paulo, uma programação que se aproxima do gênero documental e que inclui mostras de vídeos, performances, workshops e debates.

Criados sob o título "Fin La! La! La!" esses trabalhos se desenvolvem em torno de questões como o pós-industrialismo, a pena de morte e insanidade e podem ser conferidos no Sesc Pinheiros e no Museu de Arte Moderna (a partir do dia 13).

Entre os integrantes do grupo estão os brasileiros Elisa Band e Cássio Santiago, que são artistas e pesquisadores de performance. À dupla juntam-se os finlandeses Tero Nauha e Juha Valkeapää e a polonesa residente na Finlândia Karolina Kucia.

PENA DE MORTE

O programa começa no Sesc Pinheiros, às 16h30, com a performance "Executed Stories", de Valkeapää, que se desdobra a partir de uma palestra sobre a pena de morte. A pesquisa resgata histórias de executores de várias nacionalidades, como o americano Robert G. Elliott.

Durante a performance, fala-se também de homens e mulheres executados, entre eles Anne Frank, judia alemã que morreu aos 15 anos em um campo de concentração. O trabalho será reexibido amanhã, às 19h30.

Às 19h também de hoje (com reapresentação no domingo, às 16h), Tero Nauha apresenta "Life in Bytom", a partir de entrevistas, registros de imagens e vivência em Bytom, cidade com vocação para a mineração na Polônia.

A programação no MAM inclui a mostra de videoarte, com exibições em horários determinados (veja no site finlalala.tumblr.com).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página