Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mangue renasce em nostalgia da modernidade

Mundo Livre S/A e Nação Zumbi mostram vigor no disco em que uma banda relê músicas da outra

Fred ZeroQuatro, líder do Mundo Livre, diz que disco sai em um bom momento e questiona o mercado fonográfico

MARCELO FERLA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Líder do Mundo Livre S/A, Fred ZeroQuatro diz que "a química da Nação Zumbi é insuperável". Junto com a Nação, o grupo é o maior expoente do manguebeat, movimento dos anos 1990 que plugou a música de raiz pernambucana ao hip-hop, ao rock e à eletrônica.

Ambas dividem as 14 faixas do segundo disco do projeto de "batalhas" da gravadora Deck em que um artista escolhe e regrava sons do outro. O primeiro, lançado no ano passado, reuniu os roqueiros de Ultraje a Rigor e Raimundos.

As releituras de "Mundo Livre S/A X Nação Zumbi" revelam contemporaneidade e reverência mútua, com uma saudável desconstrução dos temas originais. O disco está em pré-venda no iTunes e será lançado no dia 27; em setembro saem as versões em CD e vinil.

De sua casa, no Recife, Fred ZeroQuatro falou à Folha sobre o disco.

-

Folha "" Qual foi o critério do Mundo Livre S/A para a escolha das músicas?
Fred ZeroQuatro - O de celebração. Sons como "A Cidade" não poderiam faltar. Incluímos "No Olimpo", do último CD da Nação, para reforçar a sobrevivência da banda.

O que você espera do disco?
Fazia tempo que não estávamos em um contexto de tanta visibilidade. A Nação está empolgada também. Tinha gente especulando sobre o futuro deles, e o disco veio em um bom momento, eles se juntaram para gravar novamente. E foi emblemático ser convidado por uma gravadora nos moldes antigos.

Em que medida é importante esse trabalho com gravadora?
A cena do mangue teve uma relação umbilical com a velha cadeia produtiva da música, que incluía gravadoras, MTV...Sem elas não tinha como uma banda pernambucana, sem instrumento, empresário e dinheiro gravar um disco. Fico imaginando quanta coisa bacana feita hoje está escondida.

Como você faria hoje para divulgar o manifesto manguebeat?
Se eu ficar um dia inteiro no Facebook não vou fazer outra coisa a não ser ler manifestos (risos). Com todos os Facebooks da vida, para quem está começando é bem mais complicado. Há 15 anos dizem que "a cadeia da música está salva", mas até hoje não aconteceu nada. A venda online subiu mil por cento no Brasil? Mas mil por cento sobre nada é quase nada!

A música perdeu o valor?
Se continuar nesse paradigma de download gratuito, você estará treinando seus neurônios com a mesma mensagem, todo dia: música é uma porcaria que se baixa de graça.

O Mundo Livre é engajado politicamente. Como você analisa o movimento das ruas?
Acabo de escrever a música "Vem pra Rua Ficar Linda". Me formei na rua. É inacreditável o salto que o Brasil deu, ajudei a construir este momento. Mas acho que não temos "a voz" das ruas, mas muitas vozes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página