Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grandes livrarias investem em curadoria

COLUNISTA DA FOLHA

Não só a edição especial de "Grande Sertão: Veredas" chega neste mês aos leitores depois da parceria entre uma rede de livrarias e uma editora.

O clássico "História da Literatura Ocidental", de Otto Maria Carpeaux (1900-1978), crítico austríaco radicado no Brasil, é reeditado em conjunto pela Leya Brasil e pela Livraria Cultura, que o trataram como "o acontecimento editorial de 2011".

A obra, que saiu em oito volumes na virada dos anos 1950 para 1960, é lançada agora em quatro, com projeto gráfico de João Batista da Costa Aguiar, e também em e-book.

Carpeaux foi escolhido porque, segundo Ricardo Schil, gestor do departamento de compras da Livraria Cultura, é um dos autores mais procurados e vendidos desde a década de 1990, principalmente quando há promoções para estudantes.

Apesar de ter merecido algumas reedições nos últimos anos, não é tão fácil de ser encontrado nas lojas. As tiragens sempre se esgotam.

Em meio às mudanças que o futuro digital do livro têm promovido no setor, livreiros assumem, assim, outro papel, além do de vendedores de livros. "Cada vez mais queremos exercer a curadoria", explica Schil.

Fred Indiani, diretor comercial da Saraiva, diz que é preciso recuperar o antigo papel, o de descobrir o que o leitor precisa para colocar a obra à disposição. Na história editorial brasileira, era uma tradição que livreiros se tornassem editores.

Indiani diz que, desde 2008, a Saraiva se preocupa em reeditar títulos importantes e a criar coleções e edições especiais. O foco é "resgatar títulos fora de catálogo ou com distribuição muito limitada".

Um dos exemplos é a coleção Saraiva de Bolso. Em papel e versão digital, reúne grandes títulos da Nova Fronteira, Paz e Terra e Almedina. Até fins de 2013, serão mais de 300 obras.

"Temos edições que nos orgulham especialmente: pela primeira vez no formato bolso e a baixo preço, há Thomas Mann", diz Indiani. Em três meses a coleção, disponível só na Saraiva, vendeu mais de 70 mil exemplares.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.