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Mercado para jovens está em forte expansão

DE BRASÍLIA

A literatura infantojuvenil está em expansão no Brasil. Nos últimos anos, a quantidade de livros para os pequenos leitores mais do que dobrou no país.

No ano passado, foram produzidos 70,2 milhões de livros classificados como infantil ou juvenil, de acordo com dados da Câmara Brasileira do Livro.

O número representa 14,27% da produção total de livros em 2010. Em 2003, esse percentual era bem menor: dos quase 300 milhões de livros publicados, 19,7 milhões (7%) foram infantojuvenis.

"Nenhuma editora pode ficar sem livros infantojuvenis, porque tem a adoção escolar, o interesse do pai, a preocupação do jovem pela leitura. Tudo isso acaba movimentando o mercado de alguma formaz", afirma Fabrício Valério, editor da V&R Editoras.

As vendas da série "Diário de um Banana" representam 30% do faturamento da empresa, cujo catálogo inclui cerca de 350 títulos.

A compra sistemática de livros pelo governo federal, por meio de programa criado no final da década de 90, também contribuiu para aquecer o segmento, avalia Júlia Schwarcz, editora dos selos Cia. das Letras e Companhia das Letrinhas.

"As tiragens são em geral de 3 mil e o PNBE [Plano Nacional Biblioteca da Escola] faz compras de 15 mil, 30 mil ou 40 mil, e a gente sabe que todos os anos tem esse programa."

No ano passado, o plano foi responsável pela aquisição de 13,3 milhões de livros, o que representou um faturamento de R$ 70,9 milhões para as editoras. (FF)

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