Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

ANDAR DE CIMA

A Rede, partido que Marina Silva quer criar, deve recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) caso não consiga forçar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a registrar a legenda.

EXPLICAÇÃO
O argumento constitucional, já presente na documentação apresentada ao TSE, é o de que toda ação pública tem que ser motivada. De acordo com a Rede, os cartórios eleitorais invalidaram 73 mil assinaturas de apoio à criação do partido sem qualquer justificativa.

EU ACREDITO
Bazileu Margarido, coordenador-executivo da Rede, nega que a hipótese esteja em estudo. Segundo ele, o grupo mantém grande esperança de que o TSE acatará seus pedidos para facilitar o registro do partido.

CADEIRA VAZIA
Só 10% das 834 vagas do programa Mais Médicos no Ceará foram preenchidas por profissionais do próprio estado. Somando os 86 cearenses a doutores de outras regiões, 106 postos foram ocupados por brasileiros. E 728 ficaram vazios. O Ministério da Saúde divulga hoje o número de estrangeiros que será enviado ao interior do estado para preencher essas centenas de vagas.

CADEIRA VAZIA 2
O Ceará virou símbolo da resistência de médicos brasileiros ao programa depois que os cubanos foram chamados de "escravos" por vários deles numa manifestação na segunda-feira, em Fortaleza. A adesão de prefeitos ao Mais Médicos, no entanto, foi maciça. Das 184 cidades do Ceará, 150 aderiram ofereceram vagas para a contratação de profissionais.

TODOS NO DIVÃ
"Lamento o que ocorreu", diz o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB-CE). "A carência de médicos é incontestável." Ele diz que, ao receber os cubanos no aeroporto, reencontrou um dos profissionais que contratou para trabalhar em Sobral quando era prefeito da cidade, na década passada. "As vagas agora foram oferecidas aos brasileiros e eles não quiseram. Esse momento de passionalismo e radicalismo é esquisito. Precisamos fazer uma terapia coletiva no país."

SEXTO SENTIDO
O Índice de Confiança do Consumidor em agosto mostra que as mulheres paulistanas estão mais preocupadas com os preços altos e a expectativa para o futuro da economia do que os homens.

-

Entre elas, houve queda de 6,1% no otimismo, ante julho. Para o público masculino, a taxa ficou estável. O índice geral, que é medido mensalmente pela FecomercioSP, caiu 2,7%.

JARDIM DE INFÂNCIA
Os titulares das contas mais polpudas do Santander se reúnem hoje em SP para aprender com o banco a destinar recursos do Imposto de Renda para os Fundos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

PANELA DE PRESSÃO
Sergio Arno e Erick Jacquin tiveram uma discussão por conta do aluguel do novo La Brasserie, no Itaim. Desde fevereiro, o chef francês ocupa o ponto do extinto La Vecchia Cucina, de Arno.

PANELA 2
Questionado, Jacquin disse que "não tem nada para falar sobre o assunto" e que a coluna poderia publicar o que quisesse. "Depois, meu advogado entra em contato com você". Arno também não quis se manifestar.

EM SÉRIE
Ilana Casoy assinou contrato com a Darkside Books. Será a primeira brasileira do catálogo da editora especializada em terror e fantasia.

-

É previsto o relançamento de dois best-sellers da escritora: "Serial killer - Louco ou Cruel?" e "Serial killers "" Made in Brasil". Especialista em crimes violentos, ela vendeu mais de 160 mil exemplares.

-

MAIS MÉDICA

Ana Claudia Michels, 32, aluna do segundo semestre de medicina, diz ainda estar "formando opinião" sobre o Mais Médicos.

-

"O que sei é que é muito difícil fazer uma faculdade de medicina. Todo mundo fica indignado porque vêm médicos de fora para ocupar essas vagas [dos brasileiros]", afirma a modelo.

-

Para ela, faltou diálogo do governo com as entidades de classe antes do projeto. Mas não descarta se inscrever no programa.

-

"Sou meio aventureira. Cresci viajando [virou modelo aos 14 anos]." O problema, é que, "como a grande maioria", ela gostaria de morar em São Paulo. "Se houvesse condições de trabalho, conheço muita gente que iria para outros lugares, até pela experiência."

-

À revista "Bazaar" de setembro, para a qual posou, ela também afirma que agora está com o tempo curto. "Não tenho nem como ir à academia. Quando chega sexta-feira, estou só o pó."

-

FILOSOFIA NOS JARDINS

O empresário Meyer Nigri, da Tecnisa, ofereceu anteontem um jantar ao filósofo Peter Singer. Estiveram no evento, organizado pelo Centro da Cultura Judaica, Ricardo Villela Marino, do Itaú, e sua mulher, Patricia, Elie Horn, da Cyrela, a designer Anna Cláudia Rocha e o presidente do Deutsche Bank Brasil, Bernardo Parnes.

-

CURTO-CIRCUITO

A Justiça do Trabalho prevê reduzir em 40% os processos pendentes em fase de execução, até amanhã, com a Semana Nacional de Execução Trabalhista.

O publicitário João Vereza lança "Noveleletas", hoje, às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

Jorge Kalil, do Instituto Butantã, tomou posse como presidente da União Internacional das Sociedades de Imunologia.

Isabella Giobbi apresenta coleção verão, hoje, às 12h30, com almoço na Galeria Leme, no Butantã.

Zezé di Camargo & Luciano recebem o cantor Naldo em show no Villa Mix, no dia 18. 18 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página