Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Editoras de vários países 'fazem escola' e dão curso de até R$ 15 mil

DE SÃO PAULO

Do lado de fora da sede da Faber and Faber, há uma plaquinha redonda marrom que diz: T. S. Eliot trabalhou aqui de 1925 a 1965. Um dos grandes nomes da poesia britânica, ele ajudou a editora, criada há mais de 80 anos, a se estabelecer como uma das mais prestigiadas do país.

Há cinco anos, a casa de Samuel Beckett e James Joyce resolveu capitalizar o prestígio e "fazer escola".

A Faber Academy oferece cursos de poesia, teatro, edição e até de "blogging".

Um dos cursos mais concorridos é com Richard Skinner, que leciona "Escrevendo um Romance". A série dura seis meses e custa R$ 15 mil.

Outras editoras europeias tem investido bastante no universo dos cursos. Um exemplo é a italiana Minimum Fax. Além de suas oficinas literárias, feitas há duas décadas, ela criou recentemente uma espécie de mestrado. "É um curso diário chamado Trabalhando numa Editora'. Dura seis meses", diz Lorenza Pieri, responsável pelos direitos autorais.

No Brasil, uma das editoras que vêm apostando em aulas é a Companhia das Letras (www.companhiadasletras.com.br/cursos). Começaram há um ano e já realizaram 12 deles. Em setembro, farão um sobre Jorge Luis Borges, com a tradutora e professora da USP Laura Janina Hosiasson.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página