Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sacrifício animal em 'Na Fé' põe apresentador à beira de colapso

Arthur Veríssimo recebe tarefa de imobilizar cabrito para o abate

DE SÃO PAULO

Com suas emoções indo numa direção e sua razão em outra, Arthur Veríssimo, apresentador da série sobre ritos religiosos "Na Fé" vai à beira de um colapso nervoso no episódio de hoje, sobre o voduísmo no Haiti.

Vegetariano e hinduísta, Veríssimo é também um convicto defensor do princípio de que todas as manifestações religiosas têm de ser respeitadas em sua singularidade.

Mas, quando foi convidado a segurar nas mãos o cabrito que os adeptos do voduísmo fariam sangrar até a morte --como um sacrifício oferecido aos seus deuses--, o apresentador de "Na Fé" não suportou o choque entre a compaixão pelo animal e o dever de respeitar a fé alheia.

A reação de Veríssimo é um desses preciosos momentos nos documentários em que a presença da câmera parece se tornar indiferente a quem está diante dela.

O embate entre a repulsa que lhe causa ver a oferta de animais em sacrifício e a atração que sente por compreender o voduísmo persegue Veríssimo durante todo o episódio. O resultado é semelhante ao desafio do apresentador: incomodamente atraente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página