Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão

Outro Canal
KEILA JIMENEZ - keila.jimenez@grupofolha.com.br outrocanal.folha.blog.uol.com.br

Ibope diz que não há espaço para dois institutos

Renata de Paula/Divulgação
Emílio e o filho Dudu no camarim da RedeTV!
Emílio e o filho Dudu no camarim da RedeTV!

Será que mercado brasileiro comporta financeiramente duas medições de audiência de TV? Esse é o questionamento do Ibope sobre a chegada da concorrência em sua área, a Nielsen, que se prepara para medir audiência televisiva no país em 2012.

O Ibope rompeu o silêncio sobre o assunto.

À Folha, a diretora comercial do instituto, Dora Câmara, disse que não é a primeira vez que um grupo resolve fazer frente à medição em vigor, propondo uma nova pesquisa de audiência. Lembrou-se do Datanexus, instituto financiado pelo SBT, que fechou meses após seu lançamento, em 2003.

"O mercado é aberto para livre concorrência, mas pesquisa é uma questão de confiança. É preciso ter um valor único para se basear", diz Dora. "E a Nielsen não tem medição de audiência em TV em tempo real", fala ela.

A Nielsen segue negociando com emissoras e agências de publicidade a implantação de um novo serviço de medição de audiência em TV aberta para o próximo ano. A empresa já apresentou o seu plano comercial para os futuros clientes.

A diretora do Ibope diz acreditar na transparência de suas pesquisas e nos investimentos para aumentar a amostra de medição de audiência no país. "Dizem que privilegiamos a Globo. Mas somos auditados pelo próprio mercado", explica ela. " E estamos sempre abertos a sugestões para o aprimoramento dos serviços."

Segundo ela, é compreensível que emissoras estejam torcendo pela chegada de um novo instituto. "Ver novos dados é tentador, mas não sei se o mercado tem fôlego para sustentar duas medições", fala ela. "Investir em pesquisas é oneroso e cada passo leva anos para ser implantado."

Dora confirma que, tempos atrás, a Nielsen chegou a fazer uma proposta milionária para comprar o Ibope. O instituto não aceitou.

Procurada, a Nielsen não quis se manifestar.

TUITADAS

@MarceloTas Preso mais um "braço direito" do Nem. O cara não é traficante, é polvo.

Marcelo Tas, do "CQC" (Band) sobre as prisões dos comparsas do traficante Nem, no Rio.

@santoEvandro Tem gente que é tão carregada, mas tão carregada, que precisa mesmo é de um "casal de santo"...pai e mãe de santo.

Piada de Christian Pior do "Pânico na TV! (Rede TV!)

FILHOTE

O pai bem que tentou. Mas não teve jeito. A cria acabou indo parar na TV. Dudu Surita, 18, filho de Emílio Surita, do "Pânico", estreia em fevereiro um game show na RedeTV!: o "Estação Teen".

Forcinha do patriarca para arranjar a vaga? "Que nada. Meu pai não queria a gente na TV. Ele preferia que tomasse outro rumo", conta Dudu à Folha. "Acha que é uma vida muito difícil. Mas não teve jeito, eu gosto. Ele acabou apoiando."

Bonitão -Dudu tem uma legião de fãs adolescentes - o novo apresentador da RedeTV! conta que está acostumado com o assédio em cima do pai famoso.

"Ele ensinou como temos de lidar com isso. Ser educado sempre", diz ele. "Também não pode deixar a fama subir à cabeça, nem se perder nas drogas."

Sabatinado, Dudu está tirando carteira de motorista e vai ingressar em uma faculdade de Rádio e TV.

Não sabe ainda se será alvo da trupe de Emílio, os meninos do "Pânico". "Eu não ligo se me zoarem, mas acho que não vão. Eles respeitam meu pai, me conhecem", diz. "Eu acho que não, né?", completa, rindo.

"O mais estranho é ser colega de trabalho do meu pai. Ainda não me acostumei com isso."

7 pontos

marcou "O Aprendiz" (Record) na terça-feira, dia 29

Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP

5 pontos

registrou o "Bem Estar" (Globo) na terça-feira, dia 29

Perdeu do desenho "Ben 10", do SBT, que marcou sete pontos

com THIAGO AZANHA

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.