Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Siza e sua arquitetura participativa estão na Coleção Folha

Volume 15 de Grandes Arquitetos foca obra do português vencedor do prêmio Pritzker

DE SÃO PAULO

O arquiteto português Álvaro Siza, 78, é tema da Coleção Folha Grandes Arquitetos, que chega às bancas no dia 11 de dezembro.

Formado na Escola Superior de Belas Artes do Porto, ele se notabilizou como especialista no segmento da arquitetura participativa.

De seu currículo constam obras como o bairro residencial Malagueira (1977-97), na cidade de Évora, o complexo residencial Bonjour Tristesse (1980-84), em Berlim, e as habitações sociais De Punkt en De Komma (1983-88), em Haia.

Em 1992, recebeu o Prêmio Pritzker de arquitetura -o mais importante da área. Além disso, em 2009, Siza ganhou a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects (real instituto de arquitetos britânicos).

A linguagem arquitetônica de Siza busca priorizar conceitos como o do enraizamento histórico das edificações.

Um dos seus projetos mais recentes é o da Fundação Iberê Camargo (2001-7), em Porto Alegre (RS).

Em um lugar complexo -um espaço entre uma avenida movimentada e uma parede rochosa íngreme-, Siza construiu um solo artificial para implantar sua obra, um edifício soterrado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.