Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O Rappa volta à cena de carona em canção das manifestações

Após hit de comercial de carro, banda lança 'Nunca Tem Fim...'

FABIO BRISOLLA DO RIO

A separação dos integrantes do Rappa durou dois anos. A banda saiu de cena em 2008 e, ao voltar, percorreu o Brasil em shows para divulgar um DVD ao vivo.

"Lançamos o DVD gravado na Rocinha pouco antes de parar. E só começamos a promover o disco dois anos depois. Boa essa estratégia de marketing, não?", ironizou o guitarrista Xandão, com bom humor.

O título do novo disco, "Nunca Tem Fim...", é uma referência a essa volta da banda, que estreia turnê nos dias 20 e 21 no Espaço das Américas, em São Paulo.

Após o hiato de cinco anos, o lançamento foi precedido por um hit, na voz de Marcelo Falcão. O jingle "Vem pra Rua", de um comercial da Fiat, casualmente virou um hino das manifestações, iniciadas em junho e que se alastraram pelo país.

"A minha voz chegou antes nessa propaganda", disse Falcão, sublinhando que a história da banda também é marcada pela crítica social.

Parte das criações do novo disco tem origem no período de afastamento. Falcão registrou melodias, arranjos e letras em no celular ou e no iPad. O som artesanal, sem a devida equalização, serviu de referência ao novo trabalho.

No início do disco, com "O Horizonte É Logo Ali", a voz de Falcão surge modificada por efeitos sonoros. "Essa distorção do som influenciou todo o trabalho", disse Xandão.

A lista inclui ainda "Auto Reverse" e "Os Anjos". Com letra de Vinicius Falcão, irmão do vocalista, "Cruz de Tecido" lembra o acidente aéreo da TAM, em 2007, em São Paulo.

Por motivos óbvios, o jingle "Vem pra Rua" não está no repertório. Mesmo nos shows é descartada. Mas o baixista Lauro Farias ressalta que a rua será sempre "o alvo" do Rappa: "A gente está sempre na rua, metendo a cara. Da rua vêm as ideias, inspirações, a garra para permanecer e tocar."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página