Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção traz o criador do escudo do Corinthians

Volume sobre Francisco Rebolo sai no dia 22/9

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Vai, Corinthians! O volume da Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros que vai às bancas no próximo domingo (22) cheira a povo e futebol.

O livro traz o artista Francisco Rebolo, que jogou no time por seis anos na década de 1920 e desenhou, nos anos 1930, o escudo que até hoje representa a equipe.

Depois de dedicar-se à decoração de paredes --como as das igrejas de Santa Ifigênia e Santa Cecília, em São Paulo--, Rebolo estreou na arte com o Grupo Santa Helena de pintores modernistas, formado em meados dos anos 1930.

Incluindo outros nomes de origem proletária, como Mário Zanini, Aldo Bonadei e Alfredo Volpi, o coletivo ajudou a amadurecer uma expressão artística mais preocupada com questões puramente técnicas.

Entre os modernos, Rebolo era um moderado: sua obra, essencialmente figurativa, baseia-se em personagens e paisagens da capital paulista em processo de urbanização. Dá especial atenção à união homem-natureza, aos operários e aos subúrbios.

"Futebol", "Praça Clóvis", "Rua do Carmo", "Mulheres no Terraço" e "Morumbi", analisados no livro escrito por Elza Ajzenberg, professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, são exemplos da trajetória do paulistano, morto em 1980.

A Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros é composta por 28 livros ilustrados que apresentam as principais obras de alguns dos mais importantes artistas do país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página