Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

Periferia no centro

A Biblioteca Mário de Andrade ficou responsável pela organização da participação de São Paulo como cidade homenageada na Feira do Livro de Buenos Aires, em abril de 2014, e promete levar autores da periferia para representar a capital. "A poesia mais vívida de São Paulo está nas franjas da cidade e há pouca atenção do mercado a isso", diz o diretor da instituição, Luiz Bagolin. Ele esclarece que as atribuições da biblioteca na organização não incluirão a produção do evento --uma referência às críticas recebidas pelo governo federal por colocar a Biblioteca Nacional à frente do comitê organizador da participação brasileira na Feira de Frankfurt, agora em outubro. "A função da Mário de Andrade será eminentemente curatorial", diz.

-

// Auditoria na biblioteca

A atuação da Biblioteca Nacional como organizadora da participação do Brasil em eventos internacionais, aliás, está entre os pontos mais questionados por auditoria da Controladoria Geral da União na instituição, realizada de abril a junho. Os resultados saíram nesta semana no site da CGU.

A CGU considerou inválidas as justificativas para a falta de licitação na escolha da empresa de Daniela Thomas para criar o pavilhão do país na Feira de Bogotá 2012. "Não restou comprovada a inviabilidade de competição", diz o texto. E há questionamentos quanto à contratação de vários serviços, somando mais de R$ 1,2 milhão, sem pesquisa prévia de preços, para a participação do país na Feira de Frankfurt.

-

VERDE O poeta Ramon Nunes Mello escreve para crianças em A Menina que Queria Ser Árvore', inspirado no desejo infantil da poeta Adalgisa Nery (1905-1980); ilustrado por André Côrtes, sai pela Escrita Fina em 2014

-

Sem tradução Um contratempo pôs em risco o plano da Cassará de publicar "Relatório ao Greco", de Nikos Kazantzakis, com apoio via crowdfunding (vaquinha virtual). Anunciada como doadora da tradução para o projeto, Ísis Borges da Fonseca alegou, após as arrecadações começarem, em julho, que não fizera a doação.

Com tradução Passados dois meses, a editora conseguiu nova tradutora, Lucília Soares Brandão, que conclui pós-doutorado na UFRJ sobre o grego e verterá a obra de graça. Com R$ 8.555 arrecadados pelo site Catarse para os direitos autorais, a edição deve sair em junho de 2014.

Guerrilheiro e poeta A Geração Editorial lançará no estande do governo na Feira de Frankfurt, em outubro, o livro "Zeit der Widrigkeiten" (a palavra contra o muro). O autor é Pedro Tierra, pseudônimo de Hamilton Pereira, ex-guerrilheiro e atual secretário de Cultura do Governo do Distrito Federal.

Lá e cá O volume, bilíngue, tem poemas inéditos no Brasil, mas publicados na Alemanha em 1991. O primeiro livro do autor naquele país é dos anos 1970, quando ele era preso político por aqui.

Modelo e escritora Depois de ganhar as passarelas e estrear como cantora, a top Michelli Provensi quer seu lugar nas livrarias. A Livros de Safra prepara para outubro, por ocasião da São Paulo Fashion Week, o volume "Preciso Rodar o Mundo", com bastidores do mundo da moda.

Cinema 1 A editora Única estreia em mercado de grandes com "The Testing Trilogy", de Joelle Charbonneau, previsto para abril. A série é similar ao "Hunger Games", com jovens selecionados para reconstruir o mundo num futuro distópico, e teve direitos adquiridos pela Paramount. Na trama, após ter a memória apagada, a protagonista começa a ter lembranças de detalhes cruéis da seleção por que passou.

Cinema 2 "O Mordomo da Casa Branca", de Wil Haygood, sai em novembro pela Novo Século. Trata de Eugene Allen, que serviu oito presidentes dos EUA, testemunhando do lado do poder os piores conflitos raciais do país. O filme homônimo, de Lee Daniels (de "Preciosa"), está cotado para o Oscar e estreia neste ano no Brasil, com elenco de peso, que inclui nomes como Forest Whitaker, Jane Fonda, Robin Williams e Oprah Winfrey.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página