Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

Vitrine eclética

Não só obras de fantasia ou juvenis se beneficiam da vitrine da autopublicação no Brasil. A mais recente contratada da Record, após receber elogios nas redes, foi uma tese de mestrado, "Bispos Católicos e a Ditadura Militar Brasileira", defendida na UFRJ por Paulo César Gomes. O livro saiu há um mês pela Multifoco, que produz por encomenda, esgotou seus 200 exemplares em poucos dias e, agora, só voltará a ser lançado em abril de 2014, ampliado e com encarte de fotos.

Será um de vários títulos que editoras nacionais preparam por ocasião do cinquentenário do Golpe de 1964.

-

// Cidade literária

Curitiba, cidade natal de um dos principais jornais literários do país, o "Rascunho", terá a partir de outubro uma revista gratuita toda dedicada ao gênero, "O Mapa". Bimestral, com tiragem de 5.000 cópias, resulta de parceria da livraria e editora Arte & Letra com o projeto Conversa entre Amigos.

Publicará material do jornal "New York Times" e da revista "New York Review of Books", além de contar com colaboradores próprios, com a preocupação de "não alienar ninguém nem elitizar a literatura". Na primeira edição, haverá desde uma leitura crítica da obra dos "daniéis" Galera e Pellizzari até Dan Brown comentando suas preferências literárias.

// Joias santistas

A Realejo prepara para a Feira de Frankfurt, no mês que vem, volume bilíngue com 200 páginas de memorabilia de Pelé. As fotos incluem da caixa de engraxate com a qual trabalhou na infância à bola autografada nos anos 1970 pelo então presidente dos EUA, Jimmy Carter, quando o santista jogava no Cosmos. "As Joias do Rei Pelé" tem texto de Celso de Campos Jr. e será, durante a feira, avaliada para publicação pela Taschen.

Antes, na semana que vem, o dono da Realejo, José Luiz Tahan, organiza a Tarrafa Literária, em Santos. E planeja para o período do evento pelada com o time de autores brasileiros, como Antonio Prata e Marcelo Moutinho, que representarão o país em jogo contra escritores alemães na Feira de Frankfurt. Em Santos, jogarão contra jornalistas locais.

-

Nuits de laitue "Noites de Alface" (Alfaguara), novo romance de Vanessa Barbara, nem saiu no Brasil e já tem editora na França. Previsto para o próximo dia 1º, será lançado em março pela francesa Zulma, antes do Salão do Livro de Paris, que terá o Brasil como homenageado.

Soltinha De volta a São Paulo após quatro anos, o festival de poesia Flap é tão independente que encontrou uma forma de financiamento mais alternativa que a arrecadação via sites de crowdfunding (vaquinha virtual).

Soltinha 2 O evento montou uma página no próprio site, o flap2013.com.br, para receber contribuições em troca de livros. Em 19 dias, arrecadou R$ 1.619. A meta é chegar a R$ 1.876 até segunda, quando acaba a festa, em vários pontos de São Paulo.

Soltinha 3 A organizadora Ana Rüsche diz que não se inscreveu em sites como o Catarse para não pagar a taxa de 13% do valor arrecadado nem correr o risco de ficar sem nada, já que nesses sites ou se atinge a meta, ou não se recebe nenhum dinheiro.

Família unida A independente Ouro sobre Azul, pela qual Ana Luísa Escorel vem publicando toda a obra do pai, o crítico literário Antonio Candido, contempla a família neste semestre.

Família unida 2 Após "Mina R", reedição da obra de 1973 de Roberto de Mello e Souza (1921-2007), irmão de Candido, sairão "Anel de Vidro", primeiro romance de Ana Luísa, e "A Palavra Afiada", de entrevistas com a filósofa e ensaísta Gilda de Mello e Sousa (1919-2005), que foi mulher do crítico.


  • Política

  • Mundo

  • Economia

  • Opinião

  • acesse o aplicativo para tablets e smartphones

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página