Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

Tendências digitais

Nos dois países onde os e-books já correspondem a pelo menos 20% do total de vendas do mercado editorial, EUA e Reino Unido, o crescimento do segmento tende à estagnação, enquanto localidades como França, Espanha e Alemanha, nas quais os digitais beiram os 5%, crescem em ritmo similar ao dos países de língua inglesa nos últimos anos. Essa é uma das constatações da pesquisa Global eBook, que será divulgada mundialmente na terça. O relatório foi feito em parceria com publicações internacionais sobre o mercado editorial (no Brasil, o parceiro foi o Publishnews) e estará disponível de graça no mês de outubro no site global-ebook.com.

-

// Netflix dos livros

Para o austríaco Ruediger Wischenbart, coordenador da pesquisa, um dos destaques do ano foi o crescimento de serviços de assinaturas de livros digitais por mês, similares ao Netflix (de filmes) e ao Spotify (de música), "dando pista clara de que esse é o próximo passo na transformação da cadeia do livro".

A espanhola Telefônica anunciou anteontem a estreia do Nubico, pelo qual, mediante mensalidade de 8,99 euros (R$ 27), o usuário tem acesso a 3.000 títulos.

Outros serviços similares, o Oyster e o Scribd, ganharão em breve a adesão da HarperCollins, uma das maiores editoras do mundo, que colocará 1.400 títulos na primeira plataforma e 10 mil na segunda.

-

INFANTIL Previsto para novembro pela Cosac Naify, Cantiga' é o primeiro título do artista Blexbolex no país; outro trabalho do francês, L'Imagier des Gens', foi eleito o livro mais bonito do mundo' na Alemanha

-

// Nova fase

As negociações com a Amazon foram as mais demoradas, mas as 33 editoras que distribuem e-books pela Digitaliza poderão, até o final do ano, vender pela loja. Dez delas, incluindo a Aleph, a Escrituras, a Matrix e a Vermelho Marinho, já terão títulos disponíveis no mês que vem.

Um motivo para a demora --as conversas com outras lojas, como a Apple e a Saraiva, foram concluídas há meses-- foi que o grupo assinou a nova versão do contrato da Amazon, que trata também da venda de livros físicos, prevista para 2014. Editores dizem que tiveram de ceder mais do que gostariam, mas que "não dava para ficar de fora".

-

Ponte Luisa Geisler é a única brasileira entre os 12 autores que integrarão, por um ano, a programação literária da recém-aberta Serpentine Sackler Gallery, extensão da londrina Serpentine.

Ponte 2 O evento, chamado Bridge Comission Walk, terá a cada mês contos de um autor narrados em áudio no trajeto entre os dois prédios. Alan Pauls, Alejandro Zambra e John Jeremiah Sullivan são outros dos escolhidos.

Raridade A recente edição de "A Educação Nacional" (Topbooks/PucMinas), de José Veríssimo, saiu com caprichada introdução de José Murilo de Carvalho, mas escorregou na capa, onde se vê uma foto de Euclydes da Cunha. O editor José Mário Pereira diz que a tiragem foi recolhida e que em breve sai a versão corrigida. "O exemplar com a cara do Euclydes vai virar item de colecionador", brinca.

Raridade 2 A tiragem inicial da obra de José Veríssimo foi de 2.000 exemplares, mas menos de 70 foram distribuídos, segundo o editor. O prejuízo da Topbooks ficou em torno de R$ 10 mil.

Teatro A premiada dramaturga Consuelo de Castro terá três peças, "Only You", "Memórias do Mar Aberto (Medeia Conta Sua História)" e "Mel de Pedra", reunidas em livro que a editora Giostri planeja para este ano.

Inovação Deu certo a iniciativa da Évora de contratar um sérvio, Blaza Popovic, para escrever a biografia do tenista Novak Djokovic, que foi então traduzida para o português e lançada primeiro no Brasil. Com 14 mil cópias impressas desde maio, a obra atraiu sete editoras estrangeiras, que terão reuniões com a Évora na Feira de Frankfurt. A editora já prepara outros projetos do gênero.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página