Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Mostra apresenta o melhor da ilustração do Brasil no ano

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

Mostra o melhor da ilustração feita no Brasil em 2011.

É esse o objetivo da oitava edição da exposição IlustraBrasil!, que abre hoje na Matilha Cultural, em São Paulo, com entrada gratuita.

A mostra principal apresenta 126 trabalhos de membros da SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil).

Também haverá palestras e oficinas com artistas como João Spacca, Gonzalo Cárcamo, Rogério Soud e João Montanaro, da Folha, em ciclo sobre novos talentos.

A mostra temática "Passarinho na Gaiola Não Canta, Lamenta", organizada pela Anda (Agência de Notícias de Direitos Animais), apresenta 64 artistas, brasileiros e estrangeiros, em ilustrações contra o aprisionamento de aves.

Segundo Cecilia Esteves, coordenadora da exposição, a ilustração não é só para desenhistas ou artistas, pois ela atinge muitos públicos. "É uma forma de comunicação muito mais fácil do que as artes plásticas, por exemplo."

O tema da mostra deste ano é livre, então, segundo Esteves, há desde trabalhos publicitários e editoriais até desenhos mais autorais.

A organizadora da IlustraBrasil! aponta para um aumento da produção em plataformas digitais, mas lembra que alguns artistas ainda preferem materiais como aquarela ou óleo.

"A procura por ilustração tem crescido muito", diz Esteves. "As pessoas tinham receio, mas hoje já veem que dá para viver desse trabalho."

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.