Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Companhia mais velha da França vem a SP

Comédie-Française encena 'O Jogo do Amor e do Acaso', de Pierre Carlet de Marivaux

DE SÃO PAULO

Criada no século 17 pelo rei Luís 14, a Comédie-Française, companhia teatral mais antiga da França ainda em atividade, cumpre hoje o papel de uma instituição pública se equilibrando entre as tradições do drama e linguagens contemporâneas.

Empenhados em não estacionar em velhos modelos, seus artistas têm feito parcerias com encenadores europeus da nova geração, entre eles o búlgaro Galin Stoev, 44.

"La Fiesta", de Spiro Scimone, a primeira obra que resultou da aproximação entre as duas partes, teve estreia em 2007. O namoro dura até hoje e "O Jogo do Amor e do Acaso", um dos mais recentes frutos desse diálogo, poderá ser visto de hoje até domingo no Sesc Pinheiros.

O texto foi escrito por Pierre Carlet de Marivaux (1688-1763). "Queríamos encenar um clássico que não passava pelo repertório da Comedie-Française fazia tempo", diz Stoev. "Há mais de uma década eles não encenavam esse texto", completa.

TROCA DE PAPÉIS

Na comédia de Marivaux, um nobre promete sua filha, Silvia, em casamento para o jovem Dorante. A protagonista convence seu pai de que quer conhecer seu pretendente disfarçada de empregada e acaba trocando de lugar com sua camareira, Lisette.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página