Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha lança filme inspirado em Proust

'O Tempo Redescoberto' sai no domingo, dia 13

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Catherine Deneuve, John Malkovich, Chiara Mastroianni e Emmanuelle Béart são alguns dos intérpretes de "O Tempo Redescoberto", filme da Coleção Folha Grandes Livros no Cinema que vai às bancas no domingo, dia 13.

Seus personagens passeiam por salões da aristocracia do começo do século 20 e pela memória de Marcel (Marcello Mazzarella), alter ego de Marcel Proust, autor de "Em Busca do Tempo Perdido".

Os sete volumes da obra, lançados de 1913 a 1927, formam um painel da frívola aristocracia francesa abalada pela Primeira Guerra --meio em que Proust viveu-- e se constituem um desafio à adaptação.

"É uma narrativa em episódios, mas sem episódios, porque todos acontecem ao mesmo tempo", disse o diretor Raoul Ruiz em entrevista.

Ele concentrou-se no último volume e filmou uma sucessão de cenas que voam no espaço e no tempo. Alguns gatilhos --como o gosto do chá com bolinhos-- desencadeiam o retorno de Marcel ao passado.

O recurso respeita o romance, em que a cronologia não importa. Fatos distantes podem até ser simultâneos, já que é assim que são resgatados pela memória.

"Quando lemos Proust, logo caímos sob seu encanto. Não nos perguntamos do que ele fala, mas o lemos, seguimos uma música", disse Ruiz, reconhecido pela adaptação. No seu lançamento, em 1999, o filme concorreu à Palma de Ouro em Cannes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página