Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mussa vence prêmio da Biblioteca Nacional

"O Senhor do Lado Esquerdo", do autor carioca, ganha entre romances

Teólogo pernambucano de 95 anos triunfa em poesia com obra de estreia; Sérgio Sant'Anna é vencedor em contos

DE SÃO PAULO

Alberto Mussa, Daniel Lima e Sérgio Sant'Anna venceram nas principais categorias do prêmio literário da Fundação Biblioteca Nacional.

O resultado será anunciado hoje, e a premiação é no dia 15, no Rio. Cada vencedor receberá R$ 12,5 mil.

Carioca de 50 anos, o escritor e tradutor Mussa ganhou na categoria romance, por "O Senhor do Lado Esquerdo" (Record). A obra aborda o assassinato do secretário da Presidência num prostíbulo no Rio em 1913.

Em segundo ficou "Eu Vos Abraço, Milhões", de Moacyr Scliar, e em terceiro "Passageiro do Fim do Dia", de Rubens Figueiredo.

O júri foi composto por Álvaro Costa e Silva, Júlio Diniz e Manuel Antônio de Castro.

Em poesia, o teólogo e professor pernambucano Daniel Lima, de 95 anos, teve premiada a sua obra de estreia, "Poemas" (Cepe), que reúne quatro livros inéditos.

Bateu "Gullar Gullar", de Marcus Vinicius Quiroga, e "Em Alguma Parte Alguma", de Ferreira Gullar. Os jurados foram Alexei Bueno, Antônio José Jardim e Castro e Frederico de Carvalho Gomes.

Vencedor em contos, por "O Livro de Praga" (Companhia das Letras), Sant'Anna foi seguido por Alessandro Garcia ("A Sordidez das Pequenas Coisas") e João Anzanello Carrascoza ("A Vida Naquela Hora"). Flávio Carneiro, Nelson de Oliveira e Sonia Coutinho formaram o júri.

Em tradução, o prêmio é de Luís Carlos Cabral, por "Malá Strana - Vestígios de Praga" (Record), de Jan Neruda. Leonardo Fróes, Ivo Barroso e Denise Bottmann formaram a comissão julgadora.

Barroso e Bottmann estão entre os signatários de petição para que o prêmio de tradução -que hoje só contempla literatura- passe a valer também para humanidades.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.