Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Parceria viabiliza grandes mostras aqui e na Argentina

DE BUENOS AIRES

A colaboração entre instituições de arte do Brasil e da Argentina é a maneira que os museus encontraram para viabilizar a vinda de grandes mostras da Europa e dos Estados Unidos aos dois países.

A exposição de Ron Mueck, em cartaz na Fundação Proa, em Buenos Aires, desembarca no MAM do Rio em março.

"Dividimos os custos. Os fretes das obras são muito caros, o que dificulta trazer uma exposição só para um museu", afirma a presidente da Proa, Adriana Rosenberg.

Para Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake, uma vantagem dessas parcerias é reduzir o custo unitário de cada exposição. "Dá para dividir o transporte, as embalagens para viagens, o catálogo, a curadoria", diz. "Estamos aprendendo a trabalhar itinerâncias, impostos e taxas, descobrindo leis que possibilitem que instituições sem fins lucrativos promovam esses eventos", diz Ohtake.

O museu paulistano receberá em maio "Obsessão Infinita", da japonesa Yayoi Kusama, que ficou em cartaz de julho a setembro no Malba, em Buenos Aires. Antes de chegar à capital paulista, a mostra, hoje no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, passará por Brasília.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página