Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Filmes populares ganham versões para palco

Sucessos brasileiros das telas, 'Se Eu Fosse Você' e 'Cidade de Deus' vão virar musicais; modismo vem de Londres e NY

País adere à mania de levar hits do cinema ao teatro; produtores brasileiros montarão espetáculo 'Ghost'

GUSTAVO FIORATTI DE SÃO PAULO

O circuito de musicais brasileiros vai dar seus primeiros passos trilhando um modismo que há pelo menos três anos tem distribuído as cartas em Londres e em Nova York, as duas capitais mais importantes em produções do gênero no mundo.

A onda de adaptações de filmes para o palco têm início aqui com a encenação de "Se eu Fosse Você", que estreia em março no Rio, e a montagem de "Cidade de Deus" --projeto dos diretores teatrais Charles Möeller e Claudio Botelho, já autorizado a captar R$ 15 milhões pela Lei Rouanet. O musical baseado no filme de Fernando Meirelles está previsto para 2014.

Nos últimos dois anos, os EUA exportaram para cá musicais como "O Rei Leão" e "Priscilla, Rainha do Deserto", também baseados em filmes. Os direitos para o espetáculo teatral "Ghost", uma produção inglesa calcada no filme, foram comprados em São Paulo pela 4Act. O musical deve estrear até 2015.

Ainda dentro do mesmo modelo, a montagem "2 Filhos de Francisco" começa a captar recursos, com produção encomendada pelos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano, retratados no filme de mesmo nome de 2005.

Para o projeto, eles estudam parceria com a 9ine, agência que representa esportistas como o lutador Anderson Silva e Neymar.

A aposta em adaptações de filmes funciona como um lastro comercial, como reconhece Aniela Jordan, presidente da Aventura, produtora à frente de "Se Eu Fosse Você".

FAMILIARIDADE

Segundo ela, esse é um caminho para quem "cria a partir da cultura nacional". "Depois da música, ainda temos o cinema e a TV para explorar", diz, referindo-se ao projeto de um musical sobre o apresentador televisivo Chacrinha (1917-1988), que deve estrear em agosto.

Conta para a fórmula de sucesso "o fato de o grande público ter familiaridade com a trama", diz Jordan. Ainda não foram escolhidos os intérpretes, para o teatro, do casal vivido por Tony Ramos e Glória Pires no original.

"Se Eu Fosse Você", o musical, terá supervisão de Daniel Filho, que também dirigiu o filme. Mais um ingrediente na receita: a adaptação usará canções de Rita Lee, uma delas especialmente criada para o espetáculo.

Esse é o segundo filão temático que a indústria dos musicais explora no país, após se debruçar sobre a obra de músicos brasileiros como Elis Regina, Milton Nascimento e Tim Maia.

"Uma hora, vai acabar essa possibilidade", diz Léo Romano, da 4Act, que disputou em Londres os direitos de "Ghost" com pelo menos outros três produtores brasileiros e acabou levando o trabalho por US$ 100 mil.

Ele diz que essa tendência também firma terreno em possibilidades tecnológicas. Os efeitos especiais que o cinema utiliza de baciada começam a ser explorados no palco.

Romano cita a cena em que o protagonista de "Ghost", um espírito (interpretado antes por Patrick Swayze), atravessa uma porta como exemplo. Os truques da peça foram elaborados pelo ilusionista inglês Paul Kieve.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página