Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

Baú de Millôr

A obra de Millôr Fernandes (1923-2012), anunciado no mês passado como homenageado da Flip 2014, passa a ser editada também pela Companhia das Letras, que se junta à L&PM e à Ediouro nessa seara. A casa vinha conversando há meses com a agente literária Lúcia Riff e tem quatro títulos para 2014. São eles "Esta É a Verdadeira História do Paraíso", de 1972, a ser ilustrada por quadrinistas como Angeli e Cobiaco; "The Cow Went to the Swamp" (A Vaca Foi pro Brejo)", de 1988, com expressões vertidas ao pé da letra para o inglês; "Papâverum", de 1967, com poemas bem humorados; e "Emmanuel Vão Gôgo", edição fac-símile com frases, poemas e outros textos inéditos em livro.

Arrumação na casa

O ano de 2013 foi de reorganização na Paz e Terra, editora quarentona comprada há um ano pela Record. Só dez títulos inéditos, planejados desde antes da negociação, saíram pelo selo. A coisa avança em 2014, quando a Paz e Terra passará a ter dois títulos novos por mês, além de reedições de obras como "A História da Sexualidade", de Michel Foucault.

Recuperar obras esgotadas é trabalhoso. "Algumas tinham matrizes irrecuperáveis. Houve casos em que tivemos de escanear uma cópia para fazer a nova edição", diz Andreia Amaral, que cuida, no grupo, da Civilização Brasileira e da Paz e Terra.

A linha infantil continua, mas a de ficção vai acabar, com títulos passando a outros selos da Record. Com autores em comum com a Civilização, a Paz e Terra acabou trazendo para si obras de Paulo Freire e Manuel Castells que saíam pela antiga concorrente.

RARIDADE

Um exemplar de 'Fêtes' (Maeght, 1971), com gravuras de Alexander Calder e texto de Jacques Prévert, terá lance inicial de R$ 22 mil em leilão da Fólio no Hotel Emiliano, em São Paulo, no dia 14

Aposta Um catatau de 670 páginas, sucesso de público e crítica na França, "La Vérité sur l'Affaire Harry Quebert", do suíço Joel Dicker, foi recém-adquirido pela Penguin nos EUA. O valor, não revelado, foi "o maior já pago pela casa por um livro", disse a "Hollywood Reporter".

Aposta 2 O thriller sobre o esforço de um escritor para limpar o nome de seu mentor, acusado de assassinato, desbancou "50 Tons de Cinza" e "Inferno" nas listas europeias. Já tinha conquistado a Intrínseca, que programa sua edição para o ano que vem.

Filão A expansão do mercado infantojuvenil levou a Novo Conceito a preparar, para março, a estreia do selo #irado, para leitores de 8 a 13 anos. A estreia terá os hits James Patterson, com "Caçador de Tesouros", e Holly Black, com "Boneca de Ossos".

Menos "Karl Marx, uma Vida do Século 19", de Jonathan Sperber, que o selo Amarilys lança no início do ano, propõe leitura diferente da feita nas biografias mais conhecidas sobre o fundador da doutrina comunista.

Menos 2 O inglês diz que é mais fácil entender Marx vendo-o como alguém "que olhou para os fatos da primeira metade do século 19 e os projetou no futuro do que como intérprete firme e previdente de tendências históricas". Para Sperber, as ideias dele não só têm aplicação limitada hoje como foram pouco relevantes em seu tempo.

Fim O ano que vem será o último da Agir como dona dos direitos de "O Pequeno Príncipe", obra que sempre volta às listas de best-sellers e cai em domínio público em 2015, nos 71 anos da morte de Antoine de Saint-Exupéry.

Fim 2 Para a despedida, a casa preparou uma edição normal e uma de luxo, ambas com tradução de Ferreira Gullar, em substituição à de d. Marcos Barbosa --a conhecida dos mais de 4 milhões de leitores que, desde 1952, compraram a obra no país.

Fim 3 Enquanto os direitos não são liberados, outras casas faturam com produtos associados, como "Nosso Pequeno Príncipe: Álbum do Bebê" (V&R), mais de 10 mil cópias vendidas desde 2012.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página