Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vanessa vê TV

VANESSA BARBARA - vanessa.barbara@uol.com.br

Quem é morto sempre aparece

Os direitos de licenciamento da série juvenil "Julie e os Fantasmas" (Band, segunda, às 20h25) foram vendidos antes mesmo de sua estreia, em outubro. Os cadernos exclusivos com fotos e estrelinhas já estão no mercado e há planos de lançar uma linha de tênis.

Produzida pela Band em parceria com a Mixer e a Nickelodeon Brasil, a série fala de uma adolescente de 15 anos que muda de casa e acidentalmente liberta uma banda de fantasmas da década de 80, um trio de galãs teen com o visual de integrantes do The Cure.

Os vistosos ectoplasmas ajudam Julie a desenvolver seu talento musical e a lidar com a paixão por Nicolas, o menino mais popular da escola, que é também um nerd enrustido. Diz o release que "Julie tem uma beleza diferente. Seu cabelo foi cortado por ela mesma, o uniforme sutilmente personalizado, caderno e tênis cobertos por palavras". Paradoxalmente, esse gosto de Julie pela personalização é outra aposta de merchandising dos produtores.

O eposódio piloto é interessante e simpático. Há personagens como o fantasma-bateirista Félix, neurótico e hipocondríaco mesmo depois de morto, e o baixista Martim, que "se sente bem como fantasma, mas se sentiria bem como qualquer outra coisa".

A atriz Mariana Lessa passa longe de qualquer afetação típica de novelas adolescentes, à diferença de alguns de seus coadjuvantes.

Após o fracasso na audição de estreia, ela diz, impassível: "Se você pensar que a Lady Gaga vomitou a primeira vez que subiu no palco, até que não fui muito mal". Até os fantasmas fazem trocadilhos respeitáveis, como o do título desta coluna.

Uma das boas cenas é quando Julie, irritada com o visual infantil de seu quarto, recebe uma dica dos fantasmas e arranca todo o papel de parede, revelando por baixo vários pôsteres de rock.

Se a série pretende imitar o estilo de "Glee", o que estraga é justamente a parte musical, que deveria ser menos enlatada para o consumo e mais autêntica e autoral.

A trilha sonora é de Rick Bonadio, produtor das estrelas, responsável pelas trilhas de "Floribella" e "Dance Dance Dance", além de formatar bandas de apelo comercial como Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr., NXZero e Fresno.

O tema de abertura é lamentável e trata a audiência como um pires. A letra parece ter sido composta a partir de palavras-chave publicitárias: "Julie, ela é mais ela/ Lá vem Julie/ Ela vai te conquistar".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.