Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

O golpe segundo Serra

Fora da corrida presidencial, José Serra (PSDB) terá meses movimentados pela frente. Acaba de fechar com a Record a publicação de um livro sobre o golpe de 1964, que completa 50 anos em abril. Nas memórias que escreve nos próximos meses, o ex-governador analisará os antecedentes e as consequências daquele momento e relembrará seu período de exílio no Chile. Deverá ainda abordar controvérsias sobre a época --embora aponte falhas no governo de João Goulart, Serra discorda da ideia de que havia uma corrida entre direita e esquerda para ver quem dava o golpe primeiro.

Quase lá

A estreia da Amazon brasileira na comercialização de livros físicos deve ficar para depois do Carnaval, em março. Não será um bom momento --o mercado prevê vendas fracas em 2014 por conta da Copa e das eleições--, mas editores veem com bons olhos a expansão. Embora poucas casas já tenham fechado contrato com a loja para essa nova fase, muitas pretendem fazê-lo em breve.

A varejista anda mais flexível nas negociações após a luta para ingressar no mercado nacional de livros digitais. Aliás, após meses atrás da Apple, que estreou em 2012 como líder na venda de e-books, a Amazon se firmou neste semestre como a maior loja do gênero no Brasil.

biografia

Nunca tive com meu baixo a relação que guitarristas dizem ter com suas amantes de seis cordas. Levei-o para a cama só uma ou duas vezes, em momentos de desespero', brinca John Taylor, do Duran Duran, em No Ritmo do Prazer', que a Benvirá lança em janeiro

Quarto milênio O quarto livro de "Millenium", série de Stieg Larsson que vendeu 570 mil cópias no país, sairá pela Companhia das Letras junto com a edição sueca, em 2015. O autor será David Lagercrantz. A viúva de Larsson, que disputava o espólio com a família, disse que ele não viu o livro que Larsson escrevia ao morrer, em 2004.

Só no digital A Rocco inicia o ano com seus primeiros títulos lançados antes no digital. Entre eles, "Doctor Who: 11 Doctors, 11 Stories", com contos de Neil Gaiman, Eoin Colfer e outros sobre o personagem da série de TV. A tradução dos contos ficará aos cuidados de fãs da série, como Antônio Xerxenesky. A edição impressa sairá apenas no segundo semestre.

In memorian Em "A Luciano Pavarotti, un Maestro per Tutti", o tenor Andrea Bocelli escreve, com a ajuda de Giorgio de Martino, suas lembranças do mestre, morto em 2007. O livro sai pela Bertrand Brasil em 2014. A editora prepara a autobiografia do estilista Roberto Cavalli, "Just Me".

Contra o tempo O orçamento da Biblioteca Nacional para a participação do Brasil como homenageado da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que já tinha caído de R$ 2,5 milhões para R$ 1,3 milhão, agora está indefinido. Faz dois anos que o governo aceitou o convite do evento, que acontece em três meses.

Contra o tempo 2 A proposta brasileira incluía mostra de ilustrações e eventos na cidade italiana, com presença de 15 autores. A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que fará a produção, diz que a mostra está de pé e que a verba ainda vem.

Contra o tempo 3 A assessoria de imprensa do Ministério da Cultura não se manifesta. Já a Biblioteca Nacional informa que há recursos garantidos para várias ações, sem detalhá-los. A atual gestão é crítica ao papel de produção de eventos assumido pela gestão anterior.

Nobelzinho Em Bolonha, serão anunciados os vencedores do Hans Christian Andersen, o Nobel da literatura infantil. O Brasil teve duas vencedoras em meio século: Lygia Bojunga Nunes (1982) e Ana Maria Machado (2000). Desta vez indicou o escritor José Rufino dos Santos e o ilustrador Roger Mello.

Pré-Copa Com mais de 5.000 cópias vendidas no Brasil, "O Drible", de Sérgio Rodrigues, está prestes a ganhar edição em espanhol, na tradução do escritor mexicano Juan Pablo Villalobos. A editora Anagrama quer lançá-lo na Espanha antes da Copa.

Conversão Dossiês, entrevistas e colunas da revista "Cult" migram para o digital numa parceria com a e-galaxia. O primeiro e-book, "Medida por Medida", traz as colunas do crítico Alcir Pécora.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página