Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

A nova leitura

Quanto maior um thriller, mais provável que o leitor pule para o fim em busca da solução do mistério. Biografias têm mais chance de ser lidas na íntegra do que livros de negócios --que dirá de ioga, dos quais um capítulo em geral basta. Leitores têm 25% mais chance de terminarem um livro se ele tiver capítulos curtos.

As constatações integram as primeiras análises de dados dos serviços americanos de leitura Scribd e Oyster --nos quais os usuários pagam uma mensalidade pelo acesso a milhares de títulos. Lojas como a Amazon já têm dados do gênero, mas os mantêm privados.

A Scribd e a Oyster, informa o "New York Times", querem oferecê-los a autores e editores como parte do negócio. Há quem tema o processo: isso pode restringir mais ainda a criatividade do mercado editorial, já tão dependente das listas de mais vendidos.

-

// Troca e cresce

Na virada para 2014, a rede social de leitores brasileiros Skoob completa cinco anos com quase 1,3 milhão de usuários e a previsão de lançar seu aplicativo para celulares e nova versão do site, que aceitará parcerias com blogs para produção de conteúdo.

O site ganhou em novembro seu primeiro grande patrocinador, o banco Itaú. Entre os serviços que oferece, está o de troca de livros entre usuários, que ganham créditos para receber novos títulos conforme repassam aqueles já lidos a outros usuários.

Em 2013, 42 mil pessoas usaram esse serviço, com "A Culpa É das Estrelas" (Intrínseca), de John Green, no topo.

-

// O paraíso de Kioskerman

A atmosfera onírica das tiras do argentino Kioskerman ganhará tradução pela Lote 42 em 2014. A editora prepara "Portas do Éden", com historietas surrealistas como esta acima ("Estou tomando rum. Minhas plantas falam comigo. Me aproximo para ouvir. Calma... Tem para todas'").

De Kioskerman (pseudônimo de Pablo Holmberg, 34), já saiu no Brasil, em 2011, o volume "Éden" (Zarabatana).

-

Olho nos bispos Depois de vender mais de 2 milhões de cópias dos dois volumes da biografia "Nada a Perder", de Edir Macedo, a Planeta prevê para abril a criação do selo Pórtico, voltado ao público evangélico.

Olho nos bispos 2 Com isso, a Ediouro terá concorrência para sua editora Thomas Nelson Brasil, fruto de parceria com a Thomas Nelson americana. A TNB ganhou terreno enquanto outras casas só queriam saber de padres. Bateu em setembro as metas de vendas deste ano.

Cartas de Joyce Dentro da série de títulos relacionados a James Joyce (1882-1941) que Dirce Waltrick do Amarante e Sergio Medeiros vêm traduzindo nos últimos anos, a Iluminuras prevê para 2014 um volume com cartas do irlandês à sua mecenas Harriet Shaw Weaver (1876-1961).

Cartas de Joyce 2 Nas missivas, o autor expõe projetos literários e mazelas familiares à amiga, responsável pela publicação de obras como "Retrato do Artista Quando Jovem" e "Ulysses".

Antes da tempestade A um ano da Primeira Guerra, aconteceu de tudo nas artes, do balé "A Sagração da Primavera", de Stravinski, ao primeiro volume de "Em Busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust. A história está em "1913, o Verão do Século", de Florian Illies, que ficou meses nas listas de mais vendidos alemãs e sai em abril pela Estação Liberdade.

Gêneros sexuais A N-1 publica no ano que vem dois títulos da filósofa feminista Beatriz Preciado, "Manifesto Contrassexual", em maio, e "Testo Junkie", em setembro. A meta é trazer a espanhola para uma série de palestras.

Lista "O Filho Eterno", de Cristovão Tezza, foi um dos oito melhores livros estrangeiros de ficção em 2013 segundo o "Financial Times", junto a títulos como "Pow!", de Mo Yan, e "Se Vivêssemos em um Lugar Normal", de Juan Pablo Villalobos.

Lista 2 O livro de Tezza, que saiu lá fora em agosto, foi descrito como "obra de honestidade inabalável e humanidade lancinante".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página