Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha traz 'Germinal', filme baseado na obra de Zola

Autor francês evidencia injustiça social e hipocrisia das elites

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O embate entre trabalhadores explorados e os opressores donos do capital é a força que move a produção francesa "Germinal" (1993), que a Coleção Folha Grandes Livros no Cinema leva às bancas no dia 5/1, domingo.

Em sua obra-prima, lançada em 1885, o escritor parisiense Émile Zola (1840-1902) usou a linguagem crua e dura do naturalismo para denunciar a injustiça social.

À época, os lemas da Revolução Francesa de 1789 --liberdade, igualdade e fraternidade-- pareciam ter sido esquecidos pelo capitalismo industrial. O cenário inspirou Zola a escrever seu romance definitivo, resultado de um longo trabalho de pesquisa da situação real dos mineiros.

A trama desenrola-se numa miserável vila do norte da França. As péssimas condições de vida e de trabalho culminam em revolta, massacre e morte quando os carvoeiros entram em greve para reivindicar tratamento mais digno.

À frente do movimento está um casal (interpretado por Gérard Depardieu e Miou-Miou), inspirado pelo recém-chegado Étienne Lantier (o cantor Renaud, famoso por temas engajados).

A preferência de Zola pelos pobres e explorados e seu gosto pela denúncia da hipocrisia das elites ficam evidentes no livro e também no filme de Claude Berri, fiel ao texto clássico.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página