Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Chegada do iTunes marca fim da era da venda de discos

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Em 2003, a Apple lançou o iTunes como um serviço de venda de música on-line. Hoje, a menina dos olhos de Steve Jobs é um sucesso, mas o mercado em que atua vive a pior crise de sua história.

Em 2010, o número de discos vendidos no mundo, somando todos os formatos, foi, pela primeira vez na história, menor que no ano anterior.

Dados recentes mostram, por exemplo, que a venda de música on-line no Reino Unido no fim de 2011 subiu mais de 24% em relação ao ano passado, mas o total de álbuns vendidos caiu 11,4%.

Algumas conclusões são óbvias: em primeiro lugar, a era do álbum acabou. Consumidores não querem mais comprar um disco inteiro, com 12 ou 15 faixas, preferindo comprar apenas as músicas de maior sucesso.

O impacto disso na indústria é imenso. Um estudo de uma pesquisadora de Harvard mostra que, para cada ponto percentual de aumento na venda de música digital, há queda de seis pontos na venda de álbuns inteiros.

E os artistas mais prejudicados com isso são justamente os menos conhecidos. Aqueles já estabelecidos e de vendagens expressivas têm uma chance maior de vender álbuns do que artistas novos.

Se você é fã de Madonna, não hesita em comprar o novo CD da cantora. Mas todo mundo vai pensar duas vezes antes de comprar o disco de um nome desconhecido.

Para os artistas, a solução é criar maneiras inteligentes de fazer o consumidor comprar o disco. O Coldplay se recusou a liberar seu novo CD para serviços de "streaming", e o disco bateu o recorde de downloads do mês de outubro no Reino Unido.

E no Brasil? Como será o impacto do iTunes por aqui? O valor anunciado faz o preço médio de um CD (R$ 18,38) ser mais alto que o encontrado em grandes magazines.

Dados também mostram que, quanto mais velhos os consumidores, maior é a aversão à música digital. É difícil imaginar uma fã de Roberto Carlos comprando a discografia dele em MP3, quando pode adquiri-la em CD por um preço mais em conta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.