Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

FECHEM AS CORTINAS

A escritora Lya Luft pediu ao ator Juca de Oliveira que suspenda a peça que ele montava, baseada em seu livro "O Lado Fatal", relançado neste ano. O espetáculo estrearia em janeiro.

EMOÇÃO
Em 1988, Lya ficou viúva do psicanalista Hélio Pellegrino, vítima de um infarto. Escreveu os poemas de "O Lado Fatal" depois da perda inesperada. "Tenho muito recato em relação a essa história. Sou casada há oito anos [com Vicente Britto]. Ele entende que é uma obra literária, mas fiquei incomodada. As primeiras reações [ao relançamento do livro] foram muito emocionais."

EMOÇÃO 2
Lya Luft diz ainda que, para ela, "tudo isso é muito passado". Mas entende que, para os leitores, "é difícil separar a obra literária do lado pessoal. Fiquei meio assim, desconfortável. Liguei para o Juca e falei: 'Não quero mais a peça, não quero mais nada'." A escritora "confessa" que, aos 73 anos, está "um pouco atrapalhada". E pode ter tido "uma reação impulsiva, imatura, radical". Ela ainda pode rever a decisão.

TOGA EM PUNHO
Advogados renomados de SP se insurgiram contra a OAB-SP, que apoia projeto para tirar da Defensoria Pública a gestão de recursos da assistência judiciária gratuita. José Carlos Dias, Arnaldo Malheiros, Miguel Reale Jr., Marcio Thomaz Bastos e Eduardo Muylaert enviaram ofício à Assembleia Legislativa atacando a ideia.

QUASE EM ÚLTIMO
"Às vésperas de um ano eleitoral" na OAB, dizem, não há "nobreza ou comprometimento com a promoção da igualdade" na proposta. Caso contrário, a entidade lutaria por mais vagas na Defensoria e não pela "redução em 90% do orçamento da entidade que mais precisa ser fortalecida no Estado". SP tem menos defensores por usuário que Maranhão e Alagoas. A OAB não comenta.

TERRA NOSTRA
O site do Museu do Imigrante teve 460 mil páginas visualizadas nos cinco primeiros dias de funcionamento. Os visitantes passaram em média 13 minutos navegando pelos documentos, digitalizados do acervo da antiga Hospedaria do Imigrante.

EU VIM PARA AGREGAR

Tom Munro

Marisa Monte é a capa da "Billboard" de dezembro. "Não sou conservadora, sou agregadora. Gosto de juntar pessoas, trabalhar em parcerias e fazer dessas parcerias uma experiência real", disse à revista, por telefone.

RELATIVO
A Unip (Universidade Paulista) pode continuar dizendo que "brilha na OAB" nos anúncios em que divulga o desempenho de alunos da escola aprovados no exame da ordem. A decisão do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) sobre a propaganda determinou apenas que ela deixe claro que usa números absolutos nas peças.

RELATIVO 2
A Unip contesta a forma com que os números foram usados no processo do Conar, que mostram que, em termos percentuais, outras faculdades têm melhor desempenho. A universidade diz que uma parte considerável dos 3.000 alunos da escola inscritos no teste é de repetentes que se inscrevem todos os anos. "O próprio secretário-geral da OAB já disse que por isso o cálculo acaba deformado", diz José Nasr, diretor da Unip.

TREM FRANCÊS
O primeiro-ministro da França, François Fillon, assina hoje com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) uma carta de intenções para parceria em mobilidade urbana. O documento prevê que a Agência Francesa de Desenvolvimento financie a construção do Trem de Guarulhos, que ligará a capital ao aeroporto de Cumbica.

DE PARAR O TRÂNSITO
E o primeiro-ministro será escoltado pela cavalaria até o Palácio dos Bandeirantes. O cerimonial prevê que ele seja recebido pela tropa ainda na avenida Morumbi.

FAMÍLIA VENDE TUDO
O apresentador Rodrigo Faro vai contracenar com a mãe, Vera, em um comercial de refrigerante.

-

Ela aparecerá dirigindo uma empilhadeira repleta de embalagens do produto.

PASSARELA
A grife Under fez festa em uma cobertura nos Jardins para comemorar seu desfile, anteontem. Os modelos Matheus Verdelho e Baptiste Demay circularam pelo evento.

UMA BOA CAUSA
Empresários como José Ermírio de Moraes Neto e Paulo Malzoni com a mulher, Ruth, se reuniram para um leilão em prol da ONG Childhood Brasil, que combate a exploração sexual de crianças, anteontem, no Museu da Casa Brasileira. A apresentadora Luisa Micheletti também compareceu ao evento.

CURTO-CIRCUITO

A galeria Luisa Strina faz hoje, às 19h, leilão em prol da Anima.

Emicida e Criolo cantam de 5 a 8 de janeiro no Sesc Pompeia. Livre.

A Dior faz hoje o evento In Formation com a blogueira Lalá Rudge, às 17h, na Haddock Lobo.

O clube Tapas recebe a festa Rogue Vogue.

Gustavo Braun comanda a retrospectiva "Web2011" no dia 23, na Mix TV.

A Esscentric Molecules lança perfumes no MAM.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.