Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teatro

Festival planeja levar peças brasileiras para Edimburgo

Mostra prevista para 2012, no Rio, fecha parceria com maior vitrine mundial do teatro, na Escócia

Programado para junho, Cena Brasil Internacional irá 'exportar' espetáculos também para a França

Divulgação
Cena da peça alemã 'Leo', que estará no festival Cena Brasil Internacional
Cena da peça alemã "Leo", que estará no festival Cena Brasil Internacional

GABRIELA MELLÃO
DE SÃO PAULO

Surge em junho de 2012 um novo festival internacional de teatro no país.

Intitulado Cena Brasil Internacional, o evento idealizado pelo produtor Sérgio Saboya e apoiado pelo Centro Cultural Banco do Brasil chega para alterar a relação dos artistas nacionais com as duas principais vitrines mundiais de artes cênicas: os festivais de Avignon, na França, e de Edimburgo, na Escócia.

Até hoje, o teatro brasileiro foi pouco mais do que um estranho na grade desses dois eventos. De 2004 a 2011, por exemplo, foram apresentados 7.393 espetáculos em Avignon. Nesse período, somente o grupo franco-brasileiro Dos à Deux representou o país no festival -em duas ocasiões, 2005 e 2010.

O cenário não é diferente em Edimburgo. "Não mais do que um ou dois espetáculos brasileiros compõem nossa programação anualmente", diz a diretora do festival, Faith Liddell.

Esse quadro pode se transformar com o Cena Brasil Internacional. A parceria inédita com os dois festivais prevê uma mostra de teatro brasileiro em ambos, composta por seis trabalhos.

SELEÇÃO

O Cena Brasil Internacional acontece no Rio de Janeiro e deverá ter versões mais enxutas nas cidades de São Paulo e Brasília. Em sua grade está prevista a apresentação de espetáculos inéditos de 12 companhias brasileiras e oito internacionais.

Esses 20 grupos se encontram para um intercâmbio artístico, no qual compartilham, por meio de palestras e workshops, seus processos de trabalho.

A programação prevê ainda a exibição de 20 peças (não necessariamente inéditas) nacionais.

A escolha das obras que irão para Edimburgo e Avignon não será feita por um corpo de curadores, mas pelos membros dos grupos que estarão no festival.

Os artistas, obviamente, não poderão votar em seus próprios trabalhos. "Minha intenção é colocar o poder de decisão na mão desses grupos", fala Saboya.

GRUPO ALEMÃO

Entre os coletivos já escalados para a residência do Cena Brasil Internacional estão o carioca Amok (de trabalhos elogiados como "Kabul" e "O Dragão"), que estreia "Histórias de Família", e o alemão Circle of Eleven.

Este último vai apresentar pela primeira vez no país o espetáculo "Leo", solo de teatro físico no qual, usando o vídeo como recurso ilusionista, o protagonista Tobias Wegner dá a impressão de desafiar as leis de gravidade em cena (a imagem à direita dá uma ideia do que os alemães aprontam).

A peça estreou no último Festival de Edimburgo, onde venceu os prêmios ThreeWeeks Editors' Award, Scotsman Fringe First Award e o Carol Tambor Best of Edinburgh Award -o que garantiu ao trabalho uma temporada off-Broadway em janeiro e fevereiro de 2012.

"Ricardo 3º", do grupo Clowns de Shakespeare, "Beckett", dos irmãos Guimarães, e "A Tecelã", de A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, também irão compor a grade do evento, segundo Saboya.

O novo festival tem orçamento de R$ 3 milhões e ainda está em fase de captação. O CCBB garantiu um terço desse valor, e o restante está sendo levantado.

"O orçamento vai determinar o tamanho do festival, mas não se o evento se realiza ou não", diz Francisco Raposo, gerente de programação do CCBB.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.