Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Panorama apresenta vitrine de diversidade

Festival do Sesi, em sua 11ª edição, investe na formação de público e no apontamento das demandas da área

FLÁVIA COUTO
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Final de ano é época de fazer balanço dos acontecimentos. Na dança também é assim, algumas mostras são dedicadas às produções recentes e também expõem os caminhos trilhados por profissionais da área.

Nessa lógica, o Panorama Sesi de Dança em sua 11º edição, reuniu oito espetáculos bem diferentes. Diversidade que dá uma ideia do quanto a dança se expandiu no Brasil e fora dele.

A boa novidade na edição é a companhia suíça Alias, dirigida pelo brasileiro Guilherme Botelho. O coreógrafo fez carreira na Europa e é pouco conhecido por aqui.

Os dois espetáculos trazidos, "Le Poids des Éponges" (2002) e "Sideways Rain" (2010), captam dois momentos distintos de Botelho. O primeiro se aproxima de dança-teatro com recursos surpreendentes, como uma chuva que cai em cena.

Já o segundo se concentra no corpo. Os bailarinos atravessam ininterruptamente o palco e a repetição contínua altera a percepção do público. É a questão das emergências vividas atualmente.

A curadora do Panorama, Ana Francisca Ponzio, acerta ao possibilitar que a plateia familiarizada ou não com dança, possa conhecer o trabalho maduro de Botelho.

A mostra se completa com outras ricas vertentes de criação. Antônio Nóbrega (com o espetáculo "Naturalmente - Teoria e Jogo de uma Dança Brasileira") evolui no intuito de conceber a dança popular brasileira como base de sua linguagem contemporânea.

Cristian Duarte ("The Hot One Hundred Choreographers"), Jorge Garcia ("Memórias Paralelas") e Maurício de Oliveira ("Jardim Noturno") são expoentes de alto nível da cena paulistana.

E ainda, em momento histórico, o Ballet Stagium comemora 40 anos com espetáculo feito especialmente para a ocasião.

Por fim, os mineiros da Companhia Mário Nascimento estreiam "Território Nu".

O Panorama Sesi de Dança é eficaz como vitrine das criações. E, junto a outros festivais que discutem políticas para a dança, soma esforços na formação de público e no apontamento das demandas desse campo profissional. Merece mais que uma edição por ano.

PANORAMA SESI DE DANÇA

QUANDO de qui. a sáb., às 20h, e dom., às 19h; até 18/12
ONDE teatro do Sesi (av. Paulista, 1.313, São Paulo; tel. 0/xx/11/3146-7405)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.