Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ídolo popularizou compositores menos conhecidos do gênero

DO EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

A maneira mais acessível de ouvir músicas de Pete Seeger em CD, sem recorrer a importadoras, é comprar "We Shall Overcome: The Seeger Sessions", lançado por Bruce Springsteen em 2006.

O curioso é que Springsteen escolheu apenas músicas de outros compositores cantadas por Seeger, sem nenhuma escrita por ele. Quis assim retratar aquilo que considera a principal façanha na carreira do ídolo: popularizar canções folk de autores menos conhecidos.

Sete das 13 faixas não têm compositores creditados. São músicas da primeira metade do século 20, de domínio público, que Seeger levou aos estúdios pela primeira vez.

No ano seguinte, Springsteen lançou "Live in Dublin", também nas lojas brasileiras, com um show da turnê desse projeto. O CD traz as músicas do disco de estúdio e algumas poucas canções de Springsteen, como "Atlantic City".

Para ouvir Seeger com sua própria voz é possível recorrer à loja virtual iTunes Store. Ali, os 74 álbuns que Seeger gravou se multiplicam em 192 títulos, porque a cada ano mais coletâneas são somadas ao catálogo do artista.

Para ir direto aos melhores, a dica é começar por "Precious Friend", de 1982, e a versão remasterizada de "More Together Again (In Concert)", de 1994, dois registros da extensa parceria de Seeger e Woody Guthrie. Momentos emocionantes de dois monstros do folk.

Se a ideia é conhecer rapidamente seu trabalho, "The Very Best of Pete Seeger", de junho passado, é a pedida. São 50 faixas, compilação extensa que não esqueceu nenhuma canção relevante. (TM)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página